Publicado em: 31/10/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:23

Não fique sem TV: faça como Camila e agende sua retirada do kit digital

ÚLTIMO MÊS - O desafio é alcançar 93% da digitalização nas nove cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista até o dia 29 de novembro

Até 2018 todos os canais de TV mudarão para o sinal digital em todo o Brasil

A dona de casa Camila Ferreira Alves Felix, de 28 anos, tem um televisor de tela plana, comprado antes de 2010. Não é adepta à tecnologia, mas seus dois filhos são: “Eles adoram, gostam de assistir a filmes e programas. Por isso, é o momento de mudar”. Ela não sabia que ao ser beneficiada por um dos programas sociais do Governo Federal – Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica – teria direito ao kit gratuito de antena, conversor e controle remoto para TV digital. “Um mobilizador passou pelo bairro agendando”.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

O desafio é alcançar 93% da digitalização nas nove cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista até o dia 29 de novembro, quando ocorre o desligamento do sinal analógico. Os benefícios para quem utiliza a TV digital são inúmeros: isto significa que aqueles problemas com a TV analógica como, por exemplo, ruídos e chiados chegam ao fim com a digital. Além disso, o novo aparelho permitirá uma imagem mais nítida e som de qualidade.

Até 2018 todos os canais de TV mudarão para o sinal digital em todo o Brasil. Por isso, quem ainda não tiver adaptado seu televisor para receber o sinal digital ficará sem acesso à programação transmitida aos canais abertos. Se ainda há dúvidas, entre em contato com a Seja Digital pelo 174 ou pelo site (www.sejadigital.com.br), no ícone “fale conosco”.

Um dos agentes mobilizadores esteve na casa de Camila realizando o agendamento para a retirada do kit de TV digital. “Eu ficaria tranquila sem o sinal, mas os meus filhos não. Agatha, de 10 anos, e Iago, de 12 anos, adoram TV. Sou beneficiária do Bolsa Família e, por isso, estou agendando uma retirada, principalmente porque não custará ao meu bolso. Eles disseram que se a gente não conseguir instalar, um antenista virá à minha casa”, conta Camila, que é moradora do bairro Guapurá.

Assim como ela, Andriele Caroline Machado, de 22 anos, que é dona de casa e mãe de três crianças – duas gêmeas de 4 anos e um menino de um ano – também não tem o sinal digital em seu televisor. Os kits são gratuitos e distribuídos ao público beneficiário de programas sociais do Governo Federal. A Jovem ainda não pode receber os equipamentos gratuitamente porque não está no Cadastro Único, o CadÚnico. “Neste caso, vou me informar para saber como consigo a antena. O prazo está acabando e temos – eu e meu marido – que resolver isto o quanto antes”, conta. “Os agentes conversaram e esclareceram dúvidas”.

DÁ TEMPO – Faltando pouco menos de um mês para o desligamento do sinal analógico de TV nas cidades da Baixada Santista, beneficiários, além do site da Instituição Seja Digital, a população pode agendar a retirada dos kits em um dos PASS ou CRAS da Cidade.

CRAS OÁSIS

Rua José Batista Campos, 1572 – Oásis