[email protected]
Conheça um pouco da história da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, símbolo de fé e tradição
DEVOÇÃO - Com mais de 50 anos de existência, o local reserva muito mais do que a imagem da Santa que lhe deu o nome
Quem mora ou visita Itanhaém conhece muito bem o aspecto turístico e histórico que a Cidade possui. Um de seus pontos mais famosos, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes promove o encontro entre o turismo e a fé, pois guarda, além da imagem sagrada da santa que lhe deu o nome, mais de 50 anos de muita tradição e devoção. Entenda por que o monumento, localizado entre as praias dos Sonhos e do Cibratel, tornou-se um dos mais visitados do Município.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook
Construída na década de 60, a gruta reserva uma homenagem à Freira Bernadette Soubirous, que, em 11 de fevereiro de 1858, data do início de suas comunhões, teria recebido sua primeira visão da Virgem. Por conta disso, desde a inauguração do monumento, uma missa campal é realizada no local no dia 11 de cada mês, sendo que no aniversário de Nossa Senhora de Lourdes, em fevereiro, uma grande celebração é feita em sua homenagem.
Muito procurada por turistas, especialmente no período de alta temporada, a gruta atrai principalmente por sua beleza e pelos momentos de paz que proporciona, além da vista paradisíaca para as águas do mar que vão de encontro com as rochas. A brisa que passa pelo local acaba seduzindo também as pessoas que planejam subir ao topo do Morro do Paranambuco ou cruzar a Passarela da Cama de Anchieta, que ficam próximos ao monumento.
Durante a semana, é comum encontrar na gruta moradores da Cidade que buscam sossego e inspiração, seja para estudar, meditar, ou até mesmo praticar atividades físicas em seu entorno: o espaço ao redor do monumento – que conta com a praça urbanizada com bancos, iluminação, gramado e cobertura – está sempre povoado por pessoas que conhecem a tranquilidade da gruta.
TRADIÇÃO – A Nossa Senhora de Lourdes é a padroeira que socorre os pecadores, propondo três meios: a fonte de águas vivas, oração e penitência. Ela é procurada sempre que alguém se encontra diante de uma situação difícil, onde suas forças e seus conhecimentos não são capazes de resolver.
Palavras-chave: gruta, pontos turísticos, religião, turismo
Mais Notícias
-
21/06/2022
Vacinação contra Influenza A (H1N1) para população geral já acontece em Itanhaém -
07/11/2024
Itanhaém é destaque no Roteiro de Mergulho de SP -
07/11/2024
Professores participam de capacitação em pontos turísticos -
06/11/2024
Levantamento aponta Itanhaém entre as dez cidades de praia mais seguras do país -
06/11/2024
Oficina gratuita de cinema acontece nesta quinta-feira (7) -
06/11/2024
SEBRAE está com inscrições abertas para curso “Super Vendas – Fature Mais na Black Friday”