Publicado em: 29/11/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:22

De olho no céu: Itanhaém receberá evento de astronomia neste sábado

FIM DE SEMANA - Observação será na Boca da Barra, das 19 às 23 horas; telescópios e acessórios permitirão a observação dos astros do céu

O objetivo do encontro é a divulgação científica das áreas da astronomia e da astrobiologia

No Dia da Astronomia no Brasil, comemorado neste sábado (2), Itanhaém receberá um evento especial para celebrar a data. O professor de ciências, biologia e astronomia Antônio Carlos Tavares de Oliveira Alves, de 54 anos, entusiasta pelos enigmas do corpo celeste, instalará na Boca da Barra, das 19 às 23 horas, telescópios e acessórios que permitem a observação dos astros do céu. A programação é grátis e aberta ao público.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Confira as fotos

O objetivo do encontro é a divulgação científica das áreas da astronomia e astrobiologia, além de conscientizar as pessoas sobre a relação dos fenômenos vida e universo. “Comecei a pesquisar sobre astronomia ainda muito cedo, aos 17 anos. Em 1980, tive o primeiro contato com astronomia por causa de um amigo. Observei a Lua, primeiro corpo celeste que vi, e continuo o trabalho até hoje. Então, a partir daí comecei a ler livros, fontes bibliográficas e a estudar os equipamentos”, lembra Antônio.

A astronomia não pode ser confundida com astrologia, um sistema de crença que relaciona comportamentos humanos com as posições dos objetos celestes. Mesmo que sejam estudados por ambas, suas atuações são completamente diferentes. Somente no século 21, com a atualização das tecnologias e equipamentos, a astronomia ganhou força e se estabeleceu como uma ciência.

Antônio já observou os cometas Halley (1986), Shoemaker-Levy 9 (1994), Hale-Bopp (1997), Macnaugt (2007), Ison (2014) e Lovejoy (2015). Em casa, entre os equipamentos, o ‘Meade’, de 8 polegadas (203 mm F/10), em montagem altazimutal eletrônica. É utilizado para observações astronômicas e astrofotografia do sistema solar e céu profundo. Outra paixão que também merece atenção do entusiasta ferrenho é a astrobiologia, ciência que estuda a hipótese de encontrar vida no contexto cósmico.

OBSERVATÓRIO – A Prefeitura de Itanhaém estuda implantar um Observatório no Morro do Paranambuco, um local que tem suas vantagens por estar localizado em um ponto alto da Cidade e que permite visual esplêndido aos visitantes.  Assim que for instalado, o ambiente será mais um ponto turístico.

“Acho que melhoraria o fluxo de turistas, atrairia pessoas com interesse neste assunto e mudaria o cenário do Morro do Paranambuco. Com este local, acho que Itanhaém poderia se tornar referência no Estado”, afirma o secretário municipal de Turismo, José Roberto Pereira do Nascimento.

Palavras-chave: