Publicado em: 01/12/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:20

Novo Banco de Alimentos amplia programas sociais para o combate à fome

OBRAS - O espaço foi entregue na última sexta-feira (1º) e está erguido na Nova Marechal Rondon, esquina com a Rua Urcezino Ferreira, um ponto estratégico e tradicional da Cidade

O novo prédio conta com uma moderna estrutura para garantir a ampliação das ações em segurança alimentar

Itanhaém ganhou na última sexta-feira (1º) um novo espaço para as ações em segurança alimentar que irá atender mais de três mil famílias. O Novo Banco de Alimentos José Francisco de Oliva Júnior foi inaugurado com uma moderna estrutura na Nova Marechal Rondon, esquina com a Rua Urcezino Ferreira, um ponto estratégico e tradicional na Cidade, onde já funcionou o antigo Mercado Municipal e bem próximo ao Centro Histórico.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

O prefeito Marco Aurélio parabenizou a equipe pelo trabalho realizado e as premiações conquistadas, destacando a nova estrutura. “Estamos entregando a 12ª obra deste ano, num momento de muita dificuldade financeira em todo o país. Ficamos muito felizes de entregar obras que melhoram a vida das pessoas, trazem renda e emprego para a população e fazem nossa Cidade andar. Este Novo Banco de Alimentos é um espaço amplo e estruturado que irá contribuir para a ampliação da merenda escolar e nossos programas de segurança alimentar”.

Representando o governador Geraldo Alckmin, o Diretor Técnico de Departamento do Instituto de Pesca de São Paulo, Luiz Ayroza, destacou a parceria entre Estado e o Município. “O Banco de Alimentos de Itanhaém é premiado, uma parceria de sucesso com a Secretaria Estadual, como a inclusão do pescado na merenda escolar. É um grande prazer que haja essa parceria e os agricultores contarão agora com toda uma infraestrutura, locais de produção e triagem para atender as entidades sociais e escolas”.

Estiveram presentes o artista Sérgio Tonissi, autor do Painel em frente ao local, e os familiares do homenageado José Francisco de Oliva Júnior, ex-agente do IBGE e ex-presidente da Câmara Municipal. Morador da região Central de Itanhaém durante toda a vida, ele foi o primeiro recenseador a iniciar o censo agropecuário. Também foi vereador por dois mandatos (1964 – 1968 e 1969 – 1972) e presidiu o Legislativo em duas ocasiões (1967 e 1969). Foi casado com a pianista Clelia Serroni de Oliva, com quem teve 11 filhos. Faleceu em 2007.

Prestigiaram também o evento de inauguração os prefeitos de Holambra, Fernando Fiori de Godoy, e de Santa Rita do Passa Quatro, Leandro Luciano dos Santos, secretários municipais, vereadores e diversas autoridades municipais.

TRABALHO PREMIADO – O empreendimento está construído em um espaço de 550 m², em dois andares, com áreas de triagem e processamento dos alimentos recebidos, armazenagem de alimentos frescos, secos e congelados, locais específicos para descarte e acondicionamento de detritos, lavagem de equipamentos e utensílios, atendimento, além de banheiros adaptados e piso tátil, recepção e treinamento, almoxarifado, cozinha experimental e área externa.

O Banco de Alimentos é responsável por atuar no combate à fome no Município, por meio da arrecadação de alimentos provenientes de doações de empresas, indústrias, supermercados e varejões que são selecionados, separados e embalados para, posteriormente, serem distribuídos gratuitamente à população. Foi o 13º implantado no Brasil e, atualmente, tem uma média de arrecadação de 1.600 kg por dia.

Todo o trabalho realizado ao longo de 10 anos já rendeu prêmios para o Banco de Alimento de Itanhaém, como o Prefeito Empreendedor Sebrae em 2015, o Prêmio Mário Covas em 2015 e 2016, e o Prêmio Josué de Castro em 2017.

RESTAURAÇÃO – O novo prédio foi erguido onde antes funcionava o antigo Mercado Municipal e, além da infraestrutura, outra preocupação foi a manutenção de um painel histórico. Logo na entrada, um mural modernista de mais de 60 anos foi restaurado, uma obra que marcava o antigo mercado. O trabalho foi do artista plástico Sérgio Tonissi.

Palavras-chave: , , ,