Serviços
acessibilidade



Publicado em: 07/12/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:19
[email protected]

Veja o que é necessário para realizar uma reclamação no Procon

SERVIÇOS - Confira as reclamações mais frequentes nesta época do ano e o que fazer caso tenha problemas com compras de produtos ou serviços



Em Itanhaém, o órgão está localizado na Avenida Harry Forssell, 1.505, Jardim Sabaúna, e atende pelo número (13) 3427-4339.

Compartilhar:

O ano está acabando e nesta época é comum o aquecimento do comércio em todo o país. Em nossa Cidade não é diferente: as compras de Natal, festas de trabalho e Ano Novo já estão acontecendo e com isso aumentam também as ocorrências no Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), que trabalha incessantemente para garantir os direitos do consumidor na região. Confira as reclamações mais frequentes na unidade de Itanhaém e o que fazer para realizar uma reclamação.

 Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

 Durante o ano inteiro, o Procon recebe inúmeras ligações de usuários que possuem algum impasse ao adquirir um produto ou serviço. De acordo com o órgão, nesta época as ocorrências mais frequentes baseiam-se em produtos que são comprados na internet e chegam com defeito na residência do consumidor ou simplesmente não são entregues; além disso, é muito comum a descrição de falta de auxílio por parte dos vendedores, no sentido de negligenciar a garantia.

Ainda segundo o Procon, as reclamações se enquadram em sete setores básicos: alimentos, saúde, habitação, produtos, serviços, assuntos financeiros e fiscalização. Ao receber a ocorrência, é feita uma análise para verificar se há fundamento na reclamação, para então ser feita a documentação do caso.

A partir daí, dependendo da ocorrência, pede-se ao consumidor que leve à sede do órgão algum comprovante (nota fiscal ou boleto bancário, por exemplo), além do RG pessoal. Em casos de problemas com produtos, geralmente é aconselhado que o cidadão também o leve, para que os defeitos sejam constatados.

ATENDIMENTO – O Procon é uma instituição vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, que tem personalidade jurídica de direito público, cujo objetivo é de elaborar e executar a política de proteção e defesa dos consumidores do Estado. Em Itanhaém, o órgão está localizado no Centro de Atendimento ao Cidadão, na Avenida Harry Forssell, 1.505, Jardim Sabaúna. Para realizar uma reclamação, basta ligar no telefone (13) 3427-4339.

 


Palavras-chave: , , ,