Publicado em: 20/12/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:19

Reforço policial chega a Itanhaém para Operação de Verão

TEMPORADA - Cidade recebe reforço policial de cerca de 100 profissionais para atuação em diferentes pontos da Cidade e em locais com grande circulação de pessoas

Além do efetivo da polícia militar, a região também deve receber novas viaturas, motocicletas, bicicletas e o apoio de helicópteros para ações policias e de resgate

No último dia 20, a Polícia Militar iniciou a Operação Verão nas cidades litorâneas de São Paulo. E Itanhaém é um dos municípios a receber reforço policial, com cerca de 100 profissionais que atuarão em diferentes pontos da Cidade e locais com grande circulação de pessoas. O objetivo é ampliar a segurança e reduzir casos de criminalidade durante a alta temporada, que segue até dia 18 de fevereiro, após o Carnaval. Neste período, a população flutuante chega a 400 mil.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Além do efetivo da polícia militar, a região também recebe novas viaturas, motocicletas, bicicletas e o apoio de helicópteros para ações policiais e de resgate. Todo o efetivo de 64 Guardas Civis Municipais (GCMs) estará nas ruas. Já o Corpo de Bombeiros está com mais nove pessoas e uma viatura de resgate para atuar durante o período de férias e 90 salva-vidas temporários. A Polícia Rodoviária também recebe reforço e mais viaturas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atua com equipe completa na rua.

O esquema de segurança é organizado das seguintes formas: seis equipes de bicicletas, duas bases móveis comunitárias, ampliação da rádio patrulha e o reforço do Programa Policiamento com Motocicletas (ROCAM), que fará o patrulhamento da Orla da Praia, Centro, Iberá, Suarão e Jardim Suarão. A base do Águia, na Praia Grande, também está de prontidão em caso de ocorrências.

“Este ano vamos conseguir colocar seis equipes de bicicleta, duas bases móveis e intensificar o patrulhamento em torno da região comercial e dos bairros. A ideia também é montar mais duas equipes do Rocam, que têm efetividade excepcional na Cidade. O apoio de órgãos do Município é essencial e quem ganha é a população”, conta o capitão e comandante da 2ª Companhia de Itanhaem, Paulo Roberto Dário.

MONITORAMENTO – A Secretaria de Trânsito e Segurança Municipal, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), implantou em 2015 a Central de Operações e Inteligência (COI), que realiza monitoramento da Cidade por meio de 47 câmeras distribuídas em diferentes partes de Itanhaém. São 15 dispositivos da tecnologia speed dome, que permite a filmagem de locais amplos, com rotação de até 360°. As outras 32 são modelos fixos que, além de prestarem auxílio às de 360°, também oferecem maior precisão nos registros.

GABINETE DE GESTÃO – O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), criado pela Prefeitura de Itanhaém, reúne mensalmente as forças ligadas à segurança pública e ao Governo Municipal, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Justiça. Os intuitos são de identificar as demandas prioritárias da comunidade, difundir a filosofia de gestão integrada em segurança pública e elaborar um planejamento estratégico das ações a serem executadas em âmbito local. O GGIM auxilia também na implementação das políticas vinculadas ao Plano Nacional de Segurança Pública, estabelecendo uma rede de informações, experiências e práticas de gestão e criando indicadores que medem a eficiência do sistema de segurança pública.

Palavras-chave: , , , ,