Publicado em: 16/01/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:19

Torneio de rugby movimenta a Praia dos Sonhos no sábado

ESPORTE - São esperadas 32 equipes de diversas cidades, tanto da Baixada Santista como da Capital e Região Metropolitana, em competição que irá das 7h30 às 19h30

Rugby de praia é uma modalidade em crescimento no país

As praias de Itanhaém oferecem um convite perfeito para a prática esportiva. Entretanto, uma modalidade que é pouco comum na Cidade, mas que está em crescimento no país, promete dominar a Praia dos Sonhos neste sábado (27): é o 1º Torneio Rugbeach Verão, que terá partidas de rugby na areia. São esperadas 32 equipes de diversas cidades, tanto da Baixada Santista como da Capital e Região Metropolitana, em competição que irá das 7h30 às 19h30.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

O torneio masculino e o feminino acontecerão simultaneamente em dois campos de jogo, de 35m x 25m, que ficarão nas proximidades da virada para a Praia dos Pescadores. Cada equipe terá cinco jogadores e outros 10 reservas. A estimativa é de que aproximadamente 500 atletas venham para Itanhaém neste dia, sem considerar familiares, amigos e apoiadores que também queiram prestigiar o evento e podem aproveitar para passar o fim de semana no Município.

Desde novembro do ano passado, Itanhaém tem uma equipe tanto de praia quanto de campo: o Barbatanas Rugby. O idealizador e fundador é Samuel Alexandre, que é formado em marketing e criou o Projeto Joga Rugby (de gerenciamento, marketing e mídia esportiva relacionada ao esporte) em seu trabalho de conclusão de curso. Morador de Itanhaém há dois anos, decidiu entrar na prática com a nova equipe. “Uma das intenções é trazer cursos para a Cidade e fomentar o esporte, sobretudo entre as crianças. Por isso, esperamos uma grande presença de público no evento, para que as pessoas conheçam o rugby de praia”, explicou.

Os treinos do Barbatanas acontecem às terças e quintas, no Centro, das 19 às 21 horas (feminino) e das 20 às 22 horas (masculino); já aos sábados, na Praia dos Sonhos, a partir das 15 horas – no mesmo local da competição do dia 27. As atividades são gratuitas, sendo recomendável apenas que os praticantes estejam vestidos adequadamente. Integram a equipe os treinadores Naiara Pantel e Adjalma “Carioca” Neto, e os preparadores físicos Irio Arias e Vitor Galvão.

MODALIDADE – O esporte tem origem inglesa e é bastante difundido no Reino Unido, França, Argentina e principalmente em antigas colônias britânicas, como África do Sul, Austrália e Nova Zelândia. É considerado um “primo” tanto do futebol quanto do futebol americano. Conhecido pelo intenso contato físico entre os praticantes, ele é jogado primariamente com as mãos, em que os jogadores procuram chegar à área do adversário – lance conhecido como “try”. Outra pontuação vem dos chutes, cujo gol tem formato de “H”. No rugby de praia, não há traves, valendo apenas o “try”, que conta apenas 1 ponto.

Palavras-chave: , , , , ,