Publicado em: 30/01/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:15

Gestores da Rede Municipal se reúnem no planejamento de volta às aulas

EDUCAÇÃO - Formação continuada sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) foi uma das atividades

Reuniões foram realizadas nos últimos dias com assessores pedagógicos e diretores das escolas

Com a proximidade da volta às aulas, que será na próxima segunda-feira (5), gestores das escolas da Rede Municipal de Ensino e Assessores Pedagógicos da Secretaria de Educação já se planejam para as ações do ano letivo. Entre os encontros realizados nos últimos dias, reuniões com assessores pedagógicos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, 6º ao 9º e também da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de uma formação continuada sobre Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar e o Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Confira as fotos: AEE | Reunião 1º ao 5º ano | Reunião 6º ao 9º ano

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Os encontros pautaram-se em diversos objetivos: apresentar ações e cronogramas da Secretaria, estruturar a dinâmica dos encontros de assessores, explicitar e fundamentar a realização das avaliações diagnósticas e os planos de intervenção pedagógica nas unidades escolares.

Foram abordados assuntos pertinentes à Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, como o Programa Social Escolar (que realiza ações para a permanência do estudante na escola e o combate aos casos de desistência e evasão), o setor psicodiagnóstico (que verifica as dificuldades de aprendizagem dos alunos matriculados) e o Sistema Integrado da Gestão da Educação Municipal (SIGEM), dentre outros.

“É fundamental que todos os membros da Secretaria estejam perfeitamente alinhados neste momento, como forma de integrar os trabalhos e oferecer condições ainda melhores aos nossos alunos”, disse o secretário Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Tiago Cervantes.

EDUCAÇÃO ESPECIAL – Como parte da preparação para o ano letivo, outra atividade aconteceu nos dias 24 e 25, ministrada por assessoras da Educação Inclusiva, Fabrícia Sales Cavalcante e Rosa Maria Silva Paiva de Souza, no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE). Essa formação oportunizou aos gestores orientação técnica, tematização de prática e propostas e ações para o ano letivo de 2018, por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

O AEE é um serviço da Educação Especial que identifica, elabora e também organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, com objetivo de eliminar barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.

Maria Aparecida Sarra Nicolino, também conhecida como Cidinha, diretora da EM Leonor Mendes de Barros há três anos, falou sobre o encontro: “Nós temos uma visão muito segmentada por conta do dia a dia e, por isso, é importante ter essa experiência. Foi um encontro bem objetivo e esclarecedor. O AEE contribui demais para a educação de uma forma geral. São mais ferramentas para que os alunos sejam realmente inseridos, não só na escola, mas na sociedade como um todo”.

Atualmente, o Atendimento Educacional Especializado é ofertado em 14 unidades escolares municipais. São elas: Célia Marina Dal Pozzo Borges, Elga Reis, Eugênia Pitta Rangel Veloso, Filomena Dias Apelian, Harry Forssell, Ignez Martins, Leonor Mendes de Barros, Lidia Martha Ferrielo Gianotti, Lions Clube, Luiz Gonzaga Silva Fonseca, Maria Aparecida Soares Amêndola, Maria Cristina de Macedo Gomes, Maria da Conceição Carvalho Batista e Maria Patrocina Condota.

Palavras-chave: , , , ,