Publicado em: 05/02/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:15

Itanhaém realiza campanha contra febre amarela em todas as unidades

VACINA - Até sexta (16), a imunização será das 8 às 16 horas, em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs). Já no Dia D, no sábado (17), das 8 às 17 horas, a campanha acontecerá em todos os postos de saúde e também na EM Profª Maria Patrocina Condota, no Guapurá

Expectativa do Município é de imunizar cerca de 69 mil pessoas até o fim da campanha

Mais de 20 mil pessoas foram vacinadas em Itanhaém na campanha emergencial de imunização contra a febre amarela. A ação permanece até sexta-feira (16), das 8 às 16 horas, em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs).  Já no sábado (17), Dia D, das 8 às 17 horas, a população poderá procurar um dos postos de saúde para se imunizar, além da Escola Municipal Professora Maria Patrocina Condota, Rua P, s/nº, no Guapurá.  Para se imunizar, os interessados deverão comparecer ao local com o Cartão SUS, carteira de vacinação e documento com foto.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Para evitar longas filas, a Rede Básica de Saúde mobilizou mais de 250 funcionários para atuarem diretamente na campanha, além de montar um esquema de organização. “Não tivemos tumultos porque nossa equipe está engajada e comprometida em agilizar a aplicação da vacina. Por isso, as pessoas não precisam se preocupar já que a campanha continuará até dia 17. Ou seja, todos que procurarem as unidades serão imunizados”, diz a diretora de divisão da Atenção Básica na Saúde de Itanhaém, Heidi Luz.

A campanha usa a dose fracionada, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde. O frasco utilizado na Rede Pública de Saúde pode ser subdividido em até cinco partes, sendo aplicado 0,1 ml da vacina.

Pesquisas revelam que a vacina fracionada tem eficácia comprovada de pelo menos oito anos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), quem já tomou uma dose da vacina não precisará se vacinar novamente.

ANOTA AÍ – Em alguns casos, a imunização não é permitida. São eles: bebês menores de 9 meses de idade; mulheres amamentando crianças menores de 6 meses de idade; pessoas com alergia grave ao ovo; pessoas com HIV e têm contagem de células CD4 menos que 340; pessoas em tratamentos com quimioterapia ou radioterapia; pessoas portadoras de doenças autoimunes; pessoas submetidas a tratamento imunossupressores, que diminui a defesa do organismo.

Confira as Unidades de Saúde da Família (USFs) e os endereços:

Região Local
USF Savoy Rua Jaime Lino dos Santos, 290, Savoy