Publicado em: 05/02/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:15

Mais de 18 mil alunos estão de volta às aulas na Rede Municipal

EDUCAÇÃO - Número engloba creches, Educação Infantil, Fundamental, Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA)

EM Bernardino de Souza Pereira teve o reinício de suas atividades nesta segunda

Nesta segunda-feira (5), a Rede Municipal de Ensino teve o seu primeiro dia de aula para alunos da Educação Infantil, Fundamental, Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA). No total, em todos os níveis (incluindo as creches, que tiveram o início das atividades em janeiro), são 18.158 estudantes matriculados. O número é, inclusive, superior ao do mesmo período no ano passado, quando havia 17.960 na rede.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Confira as fotos

No primeiro dia de aula, o prefeito Marco Aurélio Gomes e o vice-prefeito e secretário de Educação, Cultura e Esportes, Tiago Cervantes, visitaram as instalações da EM Bernardino de Souza Pereira para dar as boas-vindas aos jovens. “A gente procura oferecer a estrutura adequada para que todos possam encarar os desafios do futuro. Viemos desejar um ótimo ano aos diretores, coordenadores, assessores, professores e demais funcionários da Rede Municipal, além, é claro, dos alunos”, disse o prefeito Marco Aurélio Gomes.

“Esperamos que eles possam desfrutar da estrutura oferecida nas escolas municipais. Nossa função é essa: prepará-los para o futuro. Nossa equipe está muito bem capacitada e motivada para dar conta do recado e oferecer um ensino de qualidade no Município”, completou Tiago Cervantes. Na visita, eles conheceram as instalações e conferiram também a produção da merenda. O cardápio do dia foi reforçado para começar bem a semana: arroz, feijão, carne moída com molho e purê de batata.

Os alunos atestam isso. É o caso de Raphaela Cândido Zanirato, de 14 anos, que está no 9º ano. Ela já começa a fazer planos para o futuro: “Tenho em mente fazer informática e me tornar uma ‘game designer’. Gosto muito de jogos estilo RPG, que te envolvam na história. Estou já procurando algumas informações para seguir nesta carreira e estou me preparando”, completou.

“De todas as escolas que eu já passei na vida, essa foi uma das melhores. Os professores são excelentes”, disse a aluna. Com relação ao primeiro dia de aula, ela não esconde a ansiedade: “É uma sensação diferente, porque os colegas acabam se separando no fim do ano, perdendo um pouco da aproximação que tinham entre eles. No primeiro dia tem um pouco disso”.

Já a professora Sheila do Carmo Almeida, de 36 anos, dá aulas de matemática no EM Bernardino de Souza desde 2003: “A escola é sempre bem organizada. Procuramos receber nossos alunos da melhor maneira possível. A turma do 9º ano já está adaptada. É um ambiente propício para o estudo, a estrutura e a organização são voltadas ao bem deles. A gente torce para que eles tenham um bom aprendizado e superem as expectativas de cada ano”.

“Nesse começo, eles querem saber em qual turma estão, aguardam ansiosamente para saber quais são os professores, os amigos que estão na mesma sala. Além disso, tem os projetos que eles terão no ano letivo, que eles já querem saber desde já. No 9º ano, há um incentivo para que eles ingressem numa escola técnica e sejam inseridos no mercado de trabalho”, completou.

CALENDÁRIO – No total, as escolas terão 200 dias letivos, o que cumpre a Lei Federal 9.394/1996. Já o recesso de meio de ano começa em 16 de julho, com retorno das aulas em 1º de agosto. O último dia de aulas será 13 de dezembro, com a avaliação final no dia seguinte.

Palavras-chave: , , , ,