Publicado em: 08/02/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:15

Pinacoteca tem exposição de artistas locais durante o mês de fevereiro

ARTE - Exposição “A descoberta de cada um...” ficará no local até 4 de março; visitantes também poderão encontrar quadros de Bernardino de Souza Pereira e Benedito Calixto

Exposição da coletiva de artistas Ateliê do Ric traz 16 quadros com temas variados

Inaugurada em abril do ano passado, a Pinacoteca Municipal possui um acervo fixo de artes plásticas produzidas por artistas locais e composta por doações de artistas ao Município. E, neste mês, conta com uma novidade: a exposição “A descoberta de cada um…”, da coletiva de artistas Ateliê do Ric, que traz 16 quadros com temas variados. A Pinacoteca está localizada na Praça Carlos Botelho, no Centro Histórico, o funcionamento é de terça a sexta, das 9 às 17 horas, e aos sábados e domingos, das 11 às 17 horas.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

A mostra ficará no local até 4 de março, com o intuito de divulgar o trabalho dos novos artistas. Ricardo Arrais nasceu em Brasília e teve o privilégio de viver na Baixada Santista, berço e inspiração de inúmeros pintores de renome. Desde garoto, estudou com o Mestre Carlos Delgado e, após esse período, se dedicou à carreira internacional. Hoje em Itanhaém, ele possui um ateliê e realiza exposições com seus alunos.

ACERVO – Além das exposições de curta duração no térreo, a Pinacoteca tem obras fixas que ficam instaladas no segundo andar, como o autorretrato de Bernardino de Souza Pereira, além de um retrato em crayon de Laudo Natel, ex-governador do Estado de São Paulo. Já de autoria de Benedito Calixto, há um retrato de Carlos Botelho. Os dois artistas são renomados e conhecidos nacionalmente, passando boa parte das suas vidas na Cidade.

No total, a Pinacoteca conta com aproximadamente 24 quadros, que contém diversas técnicas como pintura a óleo sobre tela, técnica mista, aquarela, entre outras. A última exposição do local foi com pranchas de surf, do tema “Surf Arte”. A Pinacoteca recebe uma exposição por mês e foram feitas nove desde que a inauguração.

Palavras-chave: , , , , ,