Publicado em: 16/02/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:15

Professores e assessores pedagógicos discutem a implementação da BNCC

EDUCAÇÃO - A BNCC define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica

Professores e assessores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino se reuniram nesta semana para estudar o documento. A “Parada Pedagógica de Implementação da BNCC” foi realizada na EM Noêmia Salles Padovan, no Guapiranga, com atividades separadas por área na quinta (15) e sexta (16).

Confira as fotos

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

A BNCC define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica. O evento tem por objetivo dar ciência do documento normativo que foi homologado pelo Governo Federal, no mês de dezembro de 2017.

Josana Campos Bastos, de 43 anos, é assessora pedagógica da Educação Infantil e falou sobre a Parada Pedagógica. “Este é um documento normativo, obrigatório, que vai direcionar todas as ações educativas e práticas pedagógicas no território nacional. Não é um currículo, mas dá um direcionamento para que as secretarias estaduais e municipais de Educação construam ou revisitem os seus planos curriculares. É um dia muito importante para que os professores tenham esse contato inicial, afinal de contas a BNCC foi homologada em dezembro do ano passado”.

“A finalidade do encontro é de falar sobre a estrutura da BNCC, quais são os campos de experiência na Educação Infantil e como isso vai acontecer na sala de aula. Ela traz dois princípios, que são a equidade e a igualdade, promovendo o direito de aprender das crianças. Aquele que mora em área rural tem o mesmo direito daquele que está num centro urbano, por exemplo. E quanto mais experiência em artes, ciências, tecnologia, escrita e oralidade, essas crianças terão toda a base para ter a continuidade da sua vida escolar. A BNCC traz uma perspectiva que inicia na Educação Infantil e termina no Ensino Médio”, explicou.

O secretário municipal de Educação, Cultura e Esportes, Tiago Cervantes, também participou das atividades nesta sexta-feira (16). “Nós temos professores e assessores pedagógicos dedicados, que já estão iniciando o planejamento com uma leitura reflexiva. Está sendo um processo muito produtivo. Encontros como este são fundamentais para solucionar dúvidas e trocar experiências”.

Palavras-chave: , , , , ,