Publicado em: 07/03/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:09

Curso de arborização urbana capacita munícipes para o manejo correto de poda

MEIO AMBIENTE - Capacitação é a primeira etapa de uma iniciativa da Prefeitura com o intuito de estabelecer uma normativa na região

Iniciativa trabalha para que a Cidade tenha uma arborização benéfica e saudável

Você sabia que uma poda realizada incorretamente pode prejudicar a estrutura da árvore e causar danos ao local em que ela se encontra? Essas e outras informações foram apresentadas no curso de arborização urbana oferecido à população nos dias 1 e 2 de março. Esta é a primeira etapa do Arvorecer, projeto desenvolvido pelo Município que visa estabelecer normativa de arborização na Cidade. O objetivo é regularizar o plantio de podas em vias públicas.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

A normativa busca incentivar a implantação de árvores de forma correta para que o manejo inadequado não comprometa a estrutura da árvore e nem acarrete riscos aos munícipes e a fiação dos bairros. O curso foi dirigido pela mestra em Engenharia Florestal Tamara Botelho, que esclareceu dúvidas e passou aos munícipes informações essenciais sobre plantio, manejo e poda.

As principais causas de árvores que oferecem riscos e têm necessidade de remoção na região é por conta do manejo inadequado, podas feitas incorretamente e a presença de cupins que comprometem a estrutura das árvores. Além disso, o tamanho das árvores plantadas embaixo da fiação é um problema comum na arborização urbana. Portanto, a normativa vai permitir que a poda seja realizada apenas por pessoas capacitadas e informará aos munícipes qual a distância para plantar uma árvore, a altura e porte permitidos, onde e quando plantar, entre outras instruções sobre o procedimento do plantio.

A iniciativa trabalha para que a Cidade tenha uma arborização benéfica e saudável, que não ofereça riscos nem cause conflitos às companhias de energia elétrica. Para colocar a normativa em prática, o Município ofertou o curso aos munícipes com objetivo de instruir os participantes sobre os procedimentos de plantio, manejo e poda. Além do conhecimento teórico, os alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática os ensinamentos plantando e realizando podas em praças da Cidade.

PROJETO – Após a publicação da normativa, a Prefeitura disponibilizará um catálogo com as espécies de árvores permitidas para o plantio, que não apresentarão problemas de raiz. Serão avaliadas questões de porte, largura da calçada, entre outros aspectos.

“A partir deste curso, a população terá consciência do manejo que deve ser feito. Os profissionais devem fazer os procedimentos de poda de forma correta. Esta normativa diminuirá os conflitos com arborização urbana, e as árvores plantadas de forma correta poderão contribuir para o clima, a biodiversidade e demais benefícios que a arborização traz para o Município”, afirma Tamara Botelho.

O diretor do departamento de Meio Ambiente, William de Souza Carrillo, destaca a importância do curso de arborização. “A normativa do projeto Arvorecer vem para regularizar o plantio de árvores na arborização urbana e estimular esta prática de forma correta, para que não acarrete riscos aos munícipes. Este curso instruiu os participantes sobre o manejo e a poda de árvores. A população precisa saber dos riscos e desequilíbrio que uma poda malfeita ou o plantio de uma árvore de grande porte no lugar errado pode trazer a uma região”.

Palavras-chave: , , , , ,