Publicado em: 02/04/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:08

Série sobre os 45 anos da novela Mulheres de Areia revela curiosidades

HISTÓRIA - Folhetim foi uma das maiores audiências da televisão brasileira

Em 26 de março de 1973, a novela Mulheres de Areia estreava na TV Tupi. Gravada em Itanhaém, o folhetim de Ivani Ribeiro teve como cenário para as locações externas a Praia dos Pescadores, que é um dos principais pontos turísticos da Cidade e lembrada mesmo após 45 anos. A Secretaria Municipal de Comunicação preparou uma série especial com cinco capítulos, contada pela perspectiva dos moradores do Município e da atriz Eva Wilma, sobre as curiosidades por trás dos bastidores de uma das novelas de maior audiência da televisão brasileira.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Devido ao grande sucesso, a novela da vicentina Ivani Ribeiro teve suas gravações estendidas por mais seis meses. Em 1993, ganhou um remake, reescrito pela própria autora para a TV Globo. Para celebrar a data, depoimentos de pessoas que presenciaram de perto o que aconteciam por trás das câmeras como, por exemplo, o assédio dos fãs, a participação de um pescador que se tornou ator durante as gravações, o policiamento, entre outras histórias que marcam até hoje a trajetória de Itanhaém.

Um vídeo por dia foi divulgado nas redes sociais e no site da Prefeitura, com um pouco mais de dois minutos. O sucesso da trama rendeu a Itanhaém uma escultura esculpida por Serafim Gonzalez, ator que participou da primeira versão da novela. O monumento é um marco para a Cidade e é visitado por curiosos e turistas.

TRAMA – O enredo é em torno de duas irmãs gêmeas idênticas, Ruth (boa) e Raquel (perversa), vividas pela atriz Eva Wilma. Ruth se apaixona por Marcos Assunção (Carlos Zara), rapaz rico que chegou à cidade litorânea de Itanhaém. Mas sua irmã, Raquel, é quem acaba se casando com ele. Na trama, Ruth é a melhor amiga de Tonho da Lua (Gianfrancesco Guarnieri), famoso por esculpir mulheres de área na praia.

Palavras-chave: , , , , , ,