Publicado em: 10/04/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:08

Programação: Secretaria de Turismo divulga calendário anual de eventos

FIQUE LIGADO - Tradicionais eventos como Carnaval de Rua, Festa do Peão, Festa do Divino Espírito Santo e Semana José de Anchieta estão no cronograma anual de ações oficiais

Cronograma visa impulsionar a geração de renda e aquecer o comércio

A Secretaria Municipal de Turismo torna público o calendário anual de eventos que entra em vigor já em 2018, com programações culturais, religiosas, gastronômicas, musicais e esportistas que seguem até o mês de dezembro. Tradicionais eventos como o Carnaval de Rua, Festa do Peão, Semana José de Anchieta, Fest’Inverno, Festival Gastronômico, Festa das Nações e Semana Benedito Calixto integram o cronograma de atividades oficiais da Cidade.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Um cronograma que visa impulsionar a geração de renda e aquecer a economia local. Estas são algumas das propostas do calendário de eventos que promoverá uma diversidade na programação, com o objetivo de atrair os olhares de moradores e turistas, tanto na alta quanto na baixa temporada.

O calendário é composto por 28 eventos, entre eles, a tradicional Festa Divino Espírito Santo, realizada em Itanhaém há mais de 300 anos. Fiéis de diferentes partes do Brasil prestigiam a celebração que tem em sua programação rituais como a Noite da Soca, Erguida do Mastro, Abertura do Império, Alvorada Festiva, além de procissão e missa solene.

Outra tradição que também chama atenção para o calendário anual é o Festival Frutos da Terra, que promove shows que garantem a diversão do público e contribuem para a divulgação e o reconhecimento dos talentos locais. Para quem curte sertanejo, a Festa do Peão de Itanhaém traz todos os anos, sempre no mês de aniversário da Cidade, apresentações de grandes personalidades da música brasileira.

A Semana Benedito Calixto é uma ótima opção para conhecer um pouco da história do itanhaense Benedito Calixto de Jesus. Arte acadêmica, pré-moderna, naturalista e realista são expressões incorporadas nas técnicas do pintor, considerado um dos maiores artistas da pintura brasileira. Nascido em Itanhaém em 14 de outubro de 1853, tem suas atividades divididas em três fases: pinturas dedicadas a paisagens e marinhas; temas históricos e assuntos religiosos. Exposições e ações em homenagem ao artista costumam ocorrer no Município.

Confira o calendário de eventos:

JANEIRO

Eventos de Verão

Festival Frutos da Terra

Regado a Reggae

FEVEREIRO

Carnaval de Rua

Celebrações de Nossa Senhora de Lourdes

MARÇO

Celebração da Semana Santa (2019 – de 14 a 20 de abril)

ABRIL

Programação de aniversário de Itanhaém