Publicado em: 26/04/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:41

Prefeitura realiza ações preventivas na segurança pública

CIDADE SEGURA - Em destaque, o projeto de instalação de câmeras de monitoramento em todas as entradas e saídas do Município,

Grande novidade será o lançamento, em breve, da 3ª Fase do Programa Cidade Segura, com diversas iniciativas que irão contribuir para a segurança do cidadão

Área prioritária na Cidade, a Prefeitura de Itanhaém está realizando uma série de medidas de apoio às ações preventivas de segurança pública. A grande novidade será o lançamento, em breve, da 3ª Fase do Programa Cidade Segura, com diversas iniciativas que contribuirão para a segurança do cidadão.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Em destaque, o projeto de instalação de câmeras de monitoramento em todas as entradas e saídas do Município, com Optical Character Recognition (OCR), para leitura de placas de veículos e instalação em novos pontos; a ampliação das instalações do Centro de Operações e Inteligência; o armamento da Guarda Civil Municipal; a entrega de novas viaturas; e a ampliação do quadro efetivo da guarda por meio de concurso público que será lançado este ano.

GUARDA CIVIL – Atualmente, a Guarda Civil Municipal (GCM) possui um efetivo de 64 profissionais e a Guarda Patrimonial, 74 pessoas. Os órgãos são responsáveis pelo zelo do patrimônio público. A ampliação do quadro efetivo da GCM acontecerá por meio de concurso público, que será lançado neste ano.

Conforme estabelecido pelo Estatuto Nacional da Guarda Municipal, a GCM realiza patrulhamento preventivo, colabora de forma integrada com os órgãos de segurança pública, em ações conjuntas que contribuem para a segurança do cidadão, auxilia na segurança de eventos, interage com a sociedade civil para discussão de soluções de problemas e projetos locais voltados à melhoria das condições de segurança da comunidade, entre outras.

Este ano, foram entregues as primeiras pistolas semiautomáticas calibre 380 para os guardas municipais, que começaram a atuar armados. Ação faz parte do programa municipal Cidade Segura. Para isso, os GCMs passaram por treinamento rigoroso ministrado por oficiais experientes da Polícia Federal.

COI – A GCM é responsável pelo Centro de Operações e Inteligência (COI) com 47 câmeras distribuídas em pontos onde existe maior concentração de movimento na Cidade. A equipe atua em ação conjunta com os órgãos de segurança quando há alguma ocorrência e disponibilizam imagens registradas para ajudar na solução de crimes. No ano passado, foram 17.065 ocorrências.

Em breve, será lançada a 3ª Fase do Programa Cidade Segura. Em destaque, o projeto de instalação de câmeras de monitoramento em todas as entradas e saídas do Município, com OCR, para leitura de placas de veículos.

AÇÕES CONJUNTAS – Exemplos de parceria com os órgãos de segurança, como as polícias Civil e Militar, são as ações de combate ao transporte de passageiros clandestinos, à invasão de áreas verdes, fiscalização a ferro velho, participação nos Planos de Contingência contra Enchentes e de Monitoramento de Verão.

Palavras-chave: , , ,