Publicado em: 02/05/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:41

Estagiários se reúnem para aprimorar atendimento na Educação Especial

FORMAÇÃO - Foram passadas informações sobre a aprendizagem coletiva, além de noções sobre como proceder em diversas situações

Duas turmas participaram da atividade na EM Noêmia Salles Padovan

Nesta quinta-feira (26), estagiários das escolas municipais se reuniram no anfiteatro da EM Noêmia Salles Padovan, no Guapiranga, para uma formação continuada voltada à Educação Especial e Inclusiva. Duas turmas participaram da atividade, ministrada pela coordenadora da Educação Inclusiva de Itanhaém, Fabrícia Cavalcante.

Confira as fotos

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Foram passadas informações sobre a aprendizagem coletiva, além de noções aos estagiários sobre como proceder em diversas situações. A elaboração de diferentes formas de comunicação alternativa também foi abordada, como forma de facilitar a interação no processo ensino-aprendizagem.

“É fundamental que os estagiários contribuam com o professor regular, conversando com eles, participando de atividades. Por isso, a participação neste encontro de formação continuada é essencial, além de atividades de extensão. É uma função que requer muita responsabilidade”, disse Fabrícia.

Um exemplo disso é Lígia da Conceição Silva, de 19 anos, que entrou há um ano e meio na EM Maria Patrocina Condota, no Guapurá. “Nunca imaginei que um dia trabalharia nessa área, mas foi só começar que me apaixonei”, disse ela, que ajuda a tomar conta de uma aluna com dificuldades de locomoção.

Lígia começou no estágio por influência de sua irmã mais velha, que faz Pedagogia. Além disso, o contato com autistas ao longo de sua vida ajudou na decisão. “Tenho uma prima distante que tem autismo. Ela é muito doce, amável, e conhecê-la foi algo que despertou esse interesse. Já estudei com um colega nessa situação também. Quero me tornar professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) um dia”.

Palavras-chave: , , , ,