Publicado em: 24/05/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:17

Abertura dos Jogos Escolares tem muita dança no Centro de Convenções

ESPORTE - A maior festa do esporte municipal foi iniciada oficialmente nesta quinta-feira (24); revezamento da tocha contou com figuras importantes na Cidade

Evento contou com a primeira competição, de dança, vencida pelo Colégio Nova Era

Começou a edição 2018 dos Jogos Escolares. A maior festa do esporte municipal foi iniciada oficialmente nesta quinta-feira (24), no Centro de Convenções Miguel Reale, na Praia dos Pescadores. O evento contou com a primeira competição, de dança, vencida pelo Colégio Nova Era.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

As 26 escolas participantes, tanto da Rede Municipal de Ensino quanto particulares, atendem a faixa etária de 6 a 14 anos. A cerimônia de abertura contou com práticas dignas de Jogos Olímpicos: o hasteamento da bandeira, com a nadadora Maria Ferrari; o juramento dos atletas, com Giovanna Oliveira de Jesus (futsal) e dos árbitros, com Leandro Menezes, que também é treinador de vôlei.

O revezamento da tocha contou com figuras importantes do esporte: o boxeador Carlinhos Furacão, que foi campeão mundial em 2006, entre diversas conquistas, foi o responsável por iniciar o trajeto; na sequência, veio o jogador de basquete Felipe Ruivo, que foi campeão dos Jogos em 2011, defendeu seleções de base do Brasil e atualmente joga no Esporte Clube Pinheiros; a professora Magali Tondelli, representando todos os seus colegas; e no final, uma grande surpresa.

Richard Petterson Dias Barbosa, de 14 anos, foi o responsável por finalizar a cerimônia. Ele é paratleta em modalidades como jiu-jitsu e judô, e estuda na EM Bernardino de Souza Pereira – confira a história dele clicando aqui e também neste vídeo produzido pela Prefeitura. “Foi um prazer participar dessa cerimônia. Fui pego de surpresa (risos). Pretendo participar dos Jogos no judô”, afirmou. Sua modalidade terá disputa em agosto.

A cerimônia contou com as presenças do secretário municipal de Educação, Cultura e Esportes, Tiago Cervantes; os vereadores Peterson Gonzaga e Silvio Oliveira; a secretária-adjunta da pasta, Luci Cristina Charif; o diretor de Esportes, Fabinho Nascimento; representando todas as diretoras das escolas, Daniela Horvath Mucci (EM Profª Maria da Penha Correa Sanches); e em nome dos professores, Ernesto Coser.

DANÇA – Com muito agito, foram iniciadas as competições logo na sequência, com coreografias variadas, desde temas infantis até músicas populares no cenário atual. E o grande vencedor da tarde foi o Colégio Nova Era, que somou 161 pontos; completaram o pódio as escolas municipais Olga Lopes (159) e Profª Maria da Penha Correa Sanches (151).

COMPETIÇÃO – A novidade deste ano é que os jogos não serão concentrados em período curto, e sim, espaçados até novembro, dando a possibilidade de os jovens, professores e pais acompanharem todas as modalidades. São elas: atletismo, basquete, bocha (para pessoas com deficiência), câmbio (espécie de vôlei adaptado), capoeira, damas, dança, futsal, handebol, judô, karate, natação, queimada, surfe, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

A separação de cada categoria é feita por faixa etária: A (nascidos em 2010, 2011 e 2012), B (nascidos em 2008 e 2009), C (nascidos em 2006 e 2007), D (nascidos em 2004 e 2005) e, para crianças com deficiência.

Confira a programação completa:

DATAS MODALIDADE CATEGORIAS

29 e 30 Atletismo A, B, C, D, E
31 Surf B, C, D
Surf B, C, D
5 a 9 Finais das modalidades de quadra (basquete, futsal, handebol e vôlei)
14 Cerimônia de Encerramento

Palavras-chave: , , , , , ,