Serviços
acessibilidade



Publicado em: 22/06/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:40
[email protected]

Práticas esportivas exigem alguns cuidados em clima frio

ALERTA - Iniciar o treino de forma leve é uma ação que deve ser adotada pelos esportistas



Uma das medidas mais importantes é não dispensar as luvas e os gorros durante os exercícios ao ar livre

Compartilhar:

A chegada do inverno deve levar atenção aos amantes dos esportes, pois as baixas temperaturas exigem maior cuidado durante as práticas esportivas. A medicina alerta que no clima frio, é necessário adotar medidas especiais. Uma das mais importantes é não dispensar as luvas e os gorros durante os exercícios ao ar livre, pois é necessário minimizar a perda de calor das mãos, pés e cabeça, que são as partes do corpo que mais sofrem com o vento gelado.

 Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

“Iniciar o treino de forma leve é uma ação que deve ser adotada pelos esportistas, porque no frio a musculatura está mais tensa e contraída que o normal, de modo com que o início dos exercícios devem ser realizados em ritmo mais devagar do que como de costume”, destaca o professor de Educação Física do Município, Fabinho Nascimento.

Apesar do pouco alerta sobre o assunto na estação fria, os atletas também devem ter atenção com a hidratação no inverno, pois nesta estação, o corpo tende a sentir menos sede, de forma com que o atleta não perceba seu estado hídrico, e, desidratado, possa sofrer com câimbras.

Além disso, o professor também ressaltou que durante o inverno, o corpo sofre modificações fisiológicas, entre elas, aumento da pressão arterial e diminuição dos batimentos cardíacos. Porém, há uma boa razão para a não desistência de treinos durante o frio. Pela necessidade de manter a normalidade da temperatura do corpo, a atividade metabólica e o gasto calórico corporal aumentam, o que traz como consequência, maior gasto de energia do corpo, até em repouso.


Palavras-chave: , , , ,