Publicado em: 25/06/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:40

Projeto de leitura “Reconto e Encanto” ensina o valor das profissões às crianças

EDUCAÇÃO - A iniciativa tem como objetivo desenvolver nos alunos e na comunidade em geral o gosto e hábito pela leitura por meio de atividades diversificadas

O evento foi comandado pela turma do Pré II D, que em alusão ao dia do trabalho do mês anterior, explicou a importância das profissões.

As profissões foram o tema deste mês do projeto de leitura “Reconto e Encanto”, realizado pela EM Profª Neusa Pinto Fonseca, que aconteceu na última sexta-feira (22). A iniciativa tem como objetivo desenvolver nos alunos e na comunidade em geral o gosto e hábito pela leitura por meio de atividades diversificadas, promovendo a cada mês um encontro de tema diferente a ser apresentado pelos estudantes.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Na quarta etapa do projeto, o evento foi comandado pela turma do Pré II D, que em alusão ao Dia do Trabalho do mês anterior, explicou a importância das profissões. O início foi marcado por um desfile de alunos devidamente caracterizados, onde cada criança representou uma carreira profissional.

Após o desfile, alguns pais de alunos, como Carlos Alberto Nascimento Barros, o cabo Barros da Polícia Militar, e a enfermeira Josivânia dos Santos Oliveira participaram da dinâmica, explicando sua profissão e o valor dela. Além disso, a profissional de enfermagem levou alguns equipamentos que fazem parte de sua rotina de trabalho a fim de demonstrar sua profissão. Os pequenos ainda realizaram uma apresentação de música e encerraram o evento recitando uma poesia.

“O projeto tem sido muito significativo, pois além de estar alcançando seu objetivo, está fortalecendo o vínculo entre a escola e a comunidade, pois noto que após o início do projeto, os pais se mostraram mais participativos, incentivando a leitura em casa. Em sala de aula, percebo a expectativa dos alunos em se tornarem contadores de histórias, o que os torna mais interessados em momentos de leitura. Dessa forma, a iniciativa garante aos alunos, direitos de aprendizagem, de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se”, destaca a professora responsável pelo mês, Elaine Falcão.

O PROJETO – Inspiradas pelo amor à leitura e em reflexão a frase “Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros mudam as pessoas” (Mário Quintana), Ana Paula Magri da Silva, Samanta Kartanas Torres e Elaine Priscila dos Santos Falcão, professoras respectivamente do pré l D, pré ll C e pré ll D, criaram o projeto “Reconto e Encanto”.

Inicialmente as atividades do projeto são feitas em sala de aula a partir da leitura de diferentes gêneros textuais a cada dia, e então, mensalmente acontecem as apresentações no pátio da escola, que são realizadas de forma dramática por meio de danças, músicas, teatros e muitas outras, buscando o lúdico.

Os meses são revezados entre as três turmas, que em sua vez, transformam os alunos em “contadores de histórias” para as demais classes. Além disso, os familiares dos alunos são convidados a participarem do evento, já que um dos objetivos do projeto é integrar a leitura na rotina da família.

Palavras-chave: , , , ,