Publicado em: 12/07/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:34

Núcleo de Atividades Culturais e Esportivas do Guapurá oferece oficinas

CULTURA - Balé, breaking, dança de rua, judô, inglês, alemão, matemática, grafite, e desenho são as aulas oferecidas aos quase 200 alunos inscritos

A responsabilidade do núcleo é da Associação de Dança de Itanhaém (ADI), por meio da Secretaria Municipal de Habitação

Brilho nos olhos e sorriso no rosto. Estas são as características mais marcantes dos participantes do Núcleo de Atividades Culturais e Esportivas do bairro do Guapurá. O local foi criado com objetivo de integrar atividades culturais, esportivas e sociais às crianças do bairro, desta forma, oficinas gratuitas de breaking, dança de rua, judô, balé, inglês, alemão, matemática, grafite e desenho são oferecidas aos quase 200 alunos inscritos nas aulas.

Confira as fotos

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

A coordenação do núcleo é da Associação de Dança de Itanhaém (ADI), por meio da Secretaria Municipal de Habitação. “Estamos acompanhando desde o começo, ajudamos a pintar e vimos a evolução da sede, então é gratificante ver tantas crianças a ocupando”, destacou a secretária de habitação, Mara Sanches Figueiredo.

Jefferson da Silva, de 18 anos, é um exemplo da eficácia do projeto. Ele começou nas aulas pela Associação de Dança aos 13 anos, e hoje é o professor da criançada no núcleo. “Eu sempre gostei de dança, mas nunca imaginei dar aulas. Ao observar, eu peguei o gosto. No começo achei que seria difícil, mas é tranquilo, pois as crianças precisam dessa distração e gostam”, ressalta.

Entre as aulas oferecidas, a professora da oficina de grafite também desenhou na parede do local. Plantas, flores e pássaros, ícones do bairro Guapurá, colorem a fachada, expondo o trabalho que irá ser repassado aos pequenos. Adriana de Albuquerque, também conhecida como DrillDrix é a responsável pela arte, que está em andamento. Em conversa, ela destacou que por meio do grafite, as crianças devem abrir a mente para a diversidade e pesquisar o porquê estão desenhando, o que ajuda em sua desenvoltura futuramente. “A arte ajuda na coordenação motora, proporciona conhecimento e traz alegria, cor e vida. Os desenhos despertam a criatividade da criança, sendo uma atividade importante para a formação de cada uma”, explicou.

Além disso, os integrantes do núcleo também estão cultivando uma horta com ajuda dos responsáveis pelas crianças. “A importância da participação dos pais neste trabalho está no fortalecimento do vínculo familiar, onde juntos desfrutam de modalidades às vezes desconhecidas, pois em um bairro com poucas oportunidades proporcionar essas aulas às crianças pode ocasionar na descoberta de talentos”, explicou o orientador social, Fernando Ferreira Curcio, integrante da Associação de Dança e coordenador das aulas.

Ficou interessado em aprender algo diferente? Para crianças a partir dos 5 anos, as inscrições das oficinas estão abertas. As vagas são limitadas, mas para garantir a sua basta comparecer ao Núcleo de Atividades Culturais e Esportivas, localizado na Quadra 70 da Rua C, nas proximidades dos Condomínios Papagaios e Jaçanãs, no bairro Guapurá, entre às 15 e 17 horas nas segundas, quartas e sextas, munidos de duas fotos 3×4, Número de Inscrição Social (NIS) e xerox do RG ou certidão de nascimento, comprovante de endereço e declaração escolar.

Confira a programação das oficinas:

DIA HORÁRIO / CATEGORIA AULAS

Segunda-feira

9 às 10 horas / Infantil

10 às 11 horas / Juvenil

Ballet

Dança de rua

Terça-feira 15 às 17 horas / Misto Futuramente ocorrerão as aulas de grafite e desenho.

Quarta-feira

9 às 10 horas / Infantil