Publicado em: 16/07/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:34

Conselho de Promoção de Igualdade Racial convoca representantes para eleições

SOCIAL - O órgão dá ênfase à população negra com objetivo de discutir políticas públicas que visem desconstruir preconceitos, discriminações e a desigualdade racial

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social convoca para eleição dos conselheiros tutelares e suplentes para compor o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Itanhaém representantes de entidades, grupos, movimentos sociais e/ou associações com comprovada atuação no combate ao racismo, ao preconceito e a discriminação racial, na redução das desigualdades raciais ou na defesa dos direitos da população negra e/ou de outros segmentos étnico-raciais.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

A eleição acontecerá na quinta-feira (9), das 9 às 12 horas, no Centro de Convenções Miguel Realle, localizado na Rua Sebastião das Dores, 29, Prainha. A assembleia contará com convidado palestrante, o representante do Conselho Estadual, Renato Santos de Azevedo.

Para compor o conselho deverão ser indicados cinco representantes titulares e suplentes dos seguintes segmentos: movimento negro, povos indígenas, povos ciganos, religião de matriz africana (candomblé) e de matriz afro-brasileira (umbanda).

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR) foi instituído no último dia 28 de maio, pela lei nº 4.420 que, vinculado a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social irá promover a igualdade racial por meio de atividades, ações e debates para combater a discriminação racial, o preconceito e o racismo, em favor da população negra e outros segmentos raciais.

O órgão dá ênfase à população negra com objetivo de discutir políticas públicas que visem desconstruir preconceitos, discriminações e a desigualdade racial sejam elas econômicas, financeiras, políticas ou culturais em favor de seus direitos. As práticas do conselho vão incluir o desenvolvimento de debates e pesquisas que irão tratar a problemática do preconceito e demais questões socioculturais.

Palavras-chave: ,