Publicado em: 17/07/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:34

Dedicação e amor: alunos do projeto Casa da Criança plantam e colhem verduras

EDUCAÇÃO - Ações englobam questões do dia a dia e buscam atrelar as atividades a matérias didáticas, como biologia, química e matemática

Carla Maria de Oliveira Santiago é mãe do aluno Carlos Eduardo Menezes Santiago, que participa do projeto

Na última quarta-feira (11), o projeto Casa da Criança encerrou as atividades do primeiro semestre com a colheita das verduras plantadas pelos alunos de 6 a 12 anos no “Projeto horta”. As crianças tiveram contato com alface, chicória, salsinha, rúcula, ervas e até plantas medicinais. A iniciativa busca reforçar a importância da alimentação saudável e ensinar a diferença entre raiz, caule, folha, flor, fruto e semente. Os alimentos foram entregues em confraternização para os pais dos alunos.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

A colheita é fruto de um trabalho que iniciou em maio. As crianças tiveram o primeiro contato com a terra e, após os cuidados necessários, iniciou-se o plantio. Todo processo foi acompanhado pelos professores e pela coordenadora do projeto Aline Freitas, com o auxílio do voluntário Mário Matsuhide Kubagawa. Atividades como estas já aconteciam no projeto, mas após a reinauguração que aconteceu neste ano, a Casa da Criança recebeu uma área destinada para a horta, o que aprimorou os trabalhos realizados.

Além do contato com as verduras, o projeto iniciou um trabalho didático com plantas medicinais, com isso, as crianças estão aprendendo para que serve cada uma e entendendo a importância de se manter saudável. “O projeto horta funciona como uma terapia para os alunos, todos os dias eles vem animados para regar as plantas e vê-las crescer. É sempre uma disputa saudável para saber quem vai se encarregar de cuidar das verduras”, disse Aline Freitas.

Para que o projeto fosse adiante, os alunos contaram com a ajuda e conhecimento do voluntário Mário Matsuhide Kubagawa ou “Seu Mário”, como é conhecido. Ele tem experiências e proximidade com o assunto e ensinou para as crianças a distância que deve existir entre uma planta e outra, a profundidade que deve ser cavada, a quantidade necessária de água para regar e a importância de cada verdura.

As atividades estão só começando. Futuramente, a coordenação busca decorar o espaço com pinturas e desenhos em volta da área de plantação. Na volta das férias, as crianças irão trabalhar com as hortaliças de inverno.

Carla Maria de Oliveira Santiago é mãe do aluno Carlos Eduardo Menezes Santiago e afirma a importância do projeto para seu filho. “Tudo o que eles fazem aqui é muito importante. O Carlos melhorou muito após começar a frequentar o projeto, ele sempre me conta o que aconteceu, o que eles estão fazendo e me falou sobre a horta. Achei muito interessante”.

PROJETO HORTA – As ações englobam questões do dia a dia e buscam atrelar as atividades a matérias didáticas, como biologia, química e matemática. O objetivo é que a horta seja um projeto modelo para ser realizado em outros projetos e escolas, fazendo com que todas as crianças tenham contato com verduras e outras plantas.

CASA DA CRIANÇA – O polo faz parte do Programa Tempo Todo, que atende crianças de 6 a 14 anos em seis núcleos da Cidade. O local conta com sete salas de aula, anfiteatro, secretaria, sala de professores e refeitório. Na área externa, há a horta e uma quadra para a prática de esportes. A estrutura localizada no Jardim Oásis atende estudantes no contraturno escolar e desenvolve diversas atividades, assim como o Projeto Horta e o Projeto Guri.

Palavras-chave: , , ,