Serviços
acessibilidade



Publicado em: 09/08/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:33
[email protected]

Orla Cultural lista Museu de Itanhaém como um dos roteiros para a Baixada

GUIA - Espaço funciona de segunda a sexta, das 9 às 17 horas, e aos sábados e domingos, das 11 às 17 horas, na Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico



O material está circulando pela região desde o mês de junho

Compartilhar:

A Baixada Santista acaba de ganhar a segunda edição do Orla Cultural Museus, um catálogo impresso com dados de 27 instituições, um deles sobre o Museu Conceição de Itanhaém. Neste guia de visitação é possível encontrar fotos, descritivos e documentos antigos sobre a Cidade e suas tradições, como a Festa do Divino Espírito Santo, viva há mais de 300 anos no Município, e objetos do artista plástico Bernardino de Souza. O espaço funciona de segunda a sexta, das 9 às 17 horas, e aos sábados e domingos, das 11 às 17 horas, na Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

O material está circulando pela região desde o mês de junho. O guia é resultado de uma iniciativa do Sistema Estadual de Museus de São Paulo em parceria com a organização social ACAM Portinari. O objetivo do catálogo, desde a sua primeira edição, é apresentar e promover os espaços museológicos como pontos atrativos turísticos e culturais, explorando curiosidades e novos interesses.

No Museu de Itanhaém há uma urna funerária indígena que foi encontrada no quintal de uma casa por moradores e um acervo da novela Mulheres de Areia, gravada na Cidade no ano de 1973, pela Rede Tupi. A taxa de entrada é de R$ 2,00 – exceto para crianças com menos de 12 anos, idosos com mais de 60 e pessoas com deficiência.

“O guia é importante porque reconhece e valoriza um dos nossos patrimônios culturais mais antigos do Município, o Museu. No local funcionou a cadeia e a sede da Câmara de Vereadores. Portanto, é um monumento histórico que preserva a memória e fortalece a identidade da segunda Cidade mais antiga do Brasil”, enaltece o diretor do Departamento de Cultura, Antonio Eduardo Campos Sheen.

Instituições contempladas:                   

Itanhaém

Museu da Conceição de Itanhaém

Peruíbe

Aquário de Peruíbe

Museu Histórico e Arqueológico de Peruíbe

Praia Grande

Galeria Nilton Zanotti

Museu da Cidade

São Vicente

Casa Martim Afonso

Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente

Museu do Escravo

Santos

Aquário de Santos

Casa do Trem Bélico

Instituto Histórico e Geográfico de Santos

Memorial das Conquistas

Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS)

Museu de Arte Sacra de Santos

Museu de Pesca

Museu do Café

Museu do Mar

Museu do Porto de Santos

Museu Marítimo

Museu Pelé

Orquidário de Santos

Palácio Saturnino de Brito

Pinacoteca Benedicto Calixto

Guarujá

Aquário Acqua Mundo

Museu Fortaleza da Barra

Bertioga

Forte São João

Baixada Santista

Museu Joias da Natureza


Palavras-chave: , , ,