Publicado em: 09/08/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:33

Orla Cultural lista Museu de Itanhaém como um dos roteiros para a Baixada

GUIA - Espaço funciona de segunda a sexta, das 9 às 17 horas, e aos sábados e domingos, das 11 às 17 horas, na Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico

O material está circulando pela região desde o mês de junho

A Baixada Santista acaba de ganhar a segunda edição do Orla Cultural Museus, um catálogo impresso com dados de 27 instituições, um deles sobre o Museu Conceição de Itanhaém. Neste guia de visitação é possível encontrar fotos, descritivos e documentos antigos sobre a Cidade e suas tradições, como a Festa do Divino Espírito Santo, viva há mais de 300 anos no Município, e objetos do artista plástico Bernardino de Souza. O espaço funciona de segunda a sexta, das 9 às 17 horas, e aos sábados e domingos, das 11 às 17 horas, na Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

O material está circulando pela região desde o mês de junho. O guia é resultado de uma iniciativa do Sistema Estadual de Museus de São Paulo em parceria com a organização social ACAM Portinari. O objetivo do catálogo, desde a sua primeira edição, é apresentar e promover os espaços museológicos como pontos atrativos turísticos e culturais, explorando curiosidades e novos interesses.

No Museu de Itanhaém há uma urna funerária indígena que foi encontrada no quintal de uma casa por moradores e um acervo da novela Mulheres de Areia, gravada na Cidade no ano de 1973, pela Rede Tupi. A taxa de entrada é de R$ 2,00 – exceto para crianças com menos de 12 anos, idosos com mais de 60 e pessoas com deficiência.

“O guia é importante porque reconhece e valoriza um dos nossos patrimônios culturais mais antigos do Município, o Museu. No local funcionou a cadeia e a sede da Câmara de Vereadores. Portanto, é um monumento histórico que preserva a memória e fortalece a identidade da segunda Cidade mais antiga do Brasil”, enaltece o diretor do Departamento de Cultura, Antonio Eduardo Campos Sheen.

Instituições contempladas:

Itanhaém

Museu da Conceição de Itanhaém

Peruíbe

Aquário de Peruíbe

Museu Histórico e Arqueológico de Peruíbe

Praia Grande

Galeria Nilton Zanotti

Museu da Cidade

São Vicente

Casa Martim Afonso

Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente