Publicado em: 14/08/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:31

Municípios preparam inventário sobre situação ferroviária para estudos

MOBILIDADE - Representantes de diversas cidades se reuniram para discutir o processo de devolução do ramal ferroviário Santos-Cajati

Encontro reuniu vereadores, secretários municipais e técnicos das prefeituras

Um grupo de trabalho formado por gestores municipais se reuniu na última segunda-feira (13) para acompanhar e discutir o processo de devolução do ramal ferroviário Santos-Cajati, pela Rumo Logística ao Governo Federal. No encontro, os técnicos das cidades foram informados de que deverão preparar um inventário sobre seu respectivo Município para estudo de viabilidade técnica. A reunião, promovida pelo Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (Codivar), foi sediada em Itanhaém, e liderada pelo vice-prefeito e secretário de Governo, Tiago Cervantes, juntamente com o superintendente do Codivar, Wilber Rossini.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Cada Município preencherá um formulário com dados sobre sua situação ferroviária. Deste modo, os dados serão tabulados em um inventário que servirá de base para o estudo de viabilidade técnica pelas Cidades envolvidas.

Além disso, outra medida adotada pelos integrantes foi o encaminhamento de ofício para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) solicitando técnicos para acompanhar os trabalhos. A concessionária Rumo Logística também foi oficiada para que forneça cópia do estudo de viabilidade econômica que balizou a decisão de devolução do ramal ao Governo Federal.

Estiveram presentes vereadores, secretários municipais e técnicos das prefeituras de Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri, Pedro de Toledo, Miracatu, Juquiá, Registro, Jacupiranga e Cajati.

NOVAS REUNIÕES – O GT definiu o calendário das próximas reuniões. Um novo encontro está previsto entre os dias 20 e 24 deste mês, com os prefeitos e a equipe técnica de engenharia da Rumo Logística.

Palavras-chave: , , , , ,