Publicado em: 21/08/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:31

Tesouros do folclore brasileiro reunidos em um só lugar, no Jardim das Lendas

HISTÓRIAS - Exposição é perene e traz mais de 70 obras ilustradas de 33 histórias, uma verdadeira imersão ao mundo da cultura popular

Jardim das Lendas está instalado na Praia dos Sonhos, ao lado da Gruta da Nossa Senhora de Lourdes

A variedade de cores e a diversidade com a qual as peças foram lapidadas invadem um ambiente conhecido como o Jardim das Lendas Brasileiras. Lá, é possível se divertir com as histórias do Saci-Pererê ou custar a dormir por medo dos contos da Cuca, um espaço totalmente dedicado a tradições que fazem do local um lugar ainda mais misterioso. A exposição é perene e traz mais de 70 obras ilustradas de 33 histórias, divididas entre esculturas e vitrais, que transformam fantasias em realidade, numa verdadeira imersão ao mundo das lendas.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Construído em 2012, o recanto é fruto do trabalho de Alberto Farah, artista plástico, escritor e autor de todas as peças exibidas no local. O jardim expõe as lendas que são contadas e transmitidas ao longo do tempo pela tradição de diferentes regiões, com 72 esculturas e vitrais feitos de resina de poliéster e fibra de vidro.

“É a primeira vez que venho a este lugar. É muito legal apreciar nas esculturas o que aprendemos com os livros. Prometo que virei a próxima vez com a minha família”, conta a estudante Samara Moreira do Nascimento, de 14 anos, da Escola Municipal Harry Forssell, que participou do projeto Caminhos Culturais, em que os alunos são levados a conhecer pontos turísticos da Cidade.

O aluno Alison Kauã de Oliveira, de 15 anos, da Escola Municipal Harry Forssell, está admirado com o que conheceu no Jardim das Lendas Brasileiras. “Eu já sabia deste local, mas a cada visita nós aprendemos algo novo. As esculturas são lindas e retratam bem a cultura popular”.

O espaço foi inicialmente localizado no Jardim Suarão e, desde 2014, funciona no bairro da Praia dos Sonhos, ao lado da Gruta da Nossa Senhora de Lourdes. Para quem é apaixonado pela cultura brasileira e está interessado em viajar no rico folclore nacional, o Jardim das Lendas fica na Rua da Enseada, 50, e funciona todo os dias, das 10 às 12 horas e das 14 às 17 horas. A entrada é franca.

CAMINHOS CULTURAIS – É um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes que visa despertar nos alunos dos 8º anos da Rede Municipal de Ensino um olhar mais sensível sobre os pontos históricos e turísticos de Itanhaém, levando-os a conhecer o Centro Histórico, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, a Passarela de Anchieta, a Cama de Anchieta, o Morro do Paranambuco, o Painel de Anchieta e o Pocinho de Anchieta, revelando a cultura no contexto educacional.

Palavras-chave: , , ,