Serviços
acessibilidade



Publicado em: 14/09/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:31
[email protected]

Itanhaém participa de Semana Nacional do Trânsito com panfletagem e palestras educativas

AÇÃO - A Semana Nacional de Trânsito é uma campanha de mobilização que serve para alertar em relação aos crescentes números de desastres



Panfletagens nas principais ruas e avenidas da Cidade, palestras educativas em escolas, mini-pista de trânsito na Nova Orla do Centro e passeios ciclísticos noturno estão na programação

Compartilhar:

Altos índices de mortos e feridos em acidentes em vias públicas despertam a necessidade de conscientização dos cidadãos quanto à segurança no trânsito e o impacto que a imprudência ou desatenção podem causar. A Semana Nacional do Trânsito que acontece todo setembro de cada ano, entre os dias 18 e 25, é uma campanha de mobilização que serve para alertar em relação aos crescentes números de acidentes. Por conta disso, a Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Trânsito e Segurança Municipal, anualmente investe em atividades que promovem ao público alvo mais vulnerável, motoristas e pedestres, o propósito da campanha: Nós Somos o Trânsito.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Entre as ações que irão acontecer estão panfletagens nas principais ruas e avenidas da Cidade, palestras educativas em escolas, mini-pista de trânsito na Nova Orla do Centro e passeios ciclísticos noturnos. “O objetivo de conscientizar a população e mobilizá-la em favor da construção de um trânsito mais seguro tem de ser alcançado de forma eficaz”, diz o prefeito Marco Aurélio, que realizará a abertura da semana.

“Todas as palestras serão realizadas em ambientes ideais para adquirir novos conhecimentos e colocá-los em prática, permitindo a todos participar e debater sobre ações mais seguras. As ações que acontecerão em lugares públicos como ruas, praças e feiras, pontos com bom fluxo de trânsito, permitem alcançar maior número do público alvo da conscientização”, ressalta o secretário de Trânsito e Segurança Municipal, Milton Saldiba Passareli de Campos Júnior.

 Ter atitudes imprudentes como falar ao celular enquanto está no trânsito ou dirigir alcoolizado, e até mesmo se exaltar, são motivos predominantes na ocorrência de tragédias, por isso tamanho empenho na realização da campanha.

DADOS – Segundo um estudo da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (DAPP FGV), que colheu dados do Ministério da Saúde, houve no ano de 2015 (dados mais recentes disponíveis) 38.651 mortes em vias públicas, patamar que coloca o Brasil na quinta colocação entre os países com o maior número de vítimas de trânsito, sendo a terceira maior causa de morte no país.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

 

DATA HORA AÇÃO LOCAL
 

19/09

 

08h30 Palestra Educativa EM Maria Gracitette Dias – Rua Antonio Parreira, 202 – Belas Artes
15h30 Panfletagem Trevo da CESP
 

20/09

 

9 horas Palestra EM Inês Martins – Avenida Marginal, s/nº – Balneário Jequitibá
14 horas Panfletagem Semáforo do Centro
 

21/09

 

16 horas Palestra Educativa EE Silvia Jorge Pollastrini – Rua Profª Alice T. C. Saraiva, 32 – Belas Artes
10 horas Panfletagem e Blitz educativa Avenida Rui Barbosa (próximo à Praça Narciso de Andrade) – Centro
22/09 10 horas Panfletagem – Dia Mundial sem carro Avenida Rui Barbosa (próximo à Praça Narciso de Andrade) – Centro
 

23/09

 

10 horas Panfletagem – Dia Nacional do Agente de Trânsito Feira do Gaivota – Rua Curitiba
15 horas Mini Pista Educativa Nova Orla do Centro
24/09 10 horas Panfletagem Avenida Rui Barbosa (próximo à Praça Narciso de Andrade) – Centro
 

25/09

 

13h30 Palestra Educativa EM Harry Forssel – Rua Emídio de Souza, 2.688 – Oásis
08 horas Encerramento com ação educativa e Palestra Avenida Rui Barbosa (próximo à Praça Narciso de Andrade) – Centro

EM Lilian Ap. Borges Prado – Rua Jaime Lino dos Santos, 320 – Savoy


Palavras-chave: , , ,