Serviços
acessibilidade



Publicado em: 14/09/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:31
[email protected]

Fórum Regional dos Pontos de Cultura terá palestras e orientação sobre editais

ENCONTRO - Evento será nesta sexta-feira (14), das 8 às 18 horas, no Museu Pelé



Compartilhar:

Itinerante, o Fórum Regional dos Pontos de Cultura terá uma programação extensa nesta sexta-feira (14), das 8 às 18 horas, no Museu Pelé, localizado na Rua Marquês de Herval, s/n, Valongo, em Santos. O encontro levará ao público palestras com profissionais da área e orientação a agentes, coletivos, ONGs e associações da Baixada Santista (de Bertioga a Peruíbe) e Vale do Ribeira sobre como se inscrever no edital dos Pontos de Cultura, que oferece incentivo financeiro (de R$ 40 mil) e kits de audiovisual e de instrumento musical.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

O reconhecimento como Ponto de Cultura é um fator determinante para a obtenção de apoios e parcerias. O programa permite que entidades ou coletivos articulem com outros pontos, a partir de temáticas semelhantes. Eles podem receber apoio financeiro por intermédio de editais públicos dos governos federal, estadual e municipal. Importante instrumento de fomento à cultura, os Pontos podem receber prêmios, bolsas ou até mesmo assinar Termo de Compromisso Cultural (TCC) para o repasse de recursos da Política Nacional de Cultura Viva.

O intuito principal da Política Nacional Cultura Viva é assegurar e ampliar o protagonismo da diversidade cultural do Estado de São Paulo, buscando garantir o acesso aos meios de difusão cultural, além de potencializar e desenvolver uma cultura cooperativa e transformadora.

Mesmo após o evento, o agente mobilizador e membro do Conselho Municipal de Cultura de Itanhaém, Celso Oliveira Menezes, estará disponível para sanar dúvidas de líderes de entidade e associações interessados nos editais. Quer saber mais? Envie suas perguntas para o e-mail [email protected].

Confira o cronograma do encontro:

 

Horário Palestras
Das 9h00 às 10h00 Café da manhã
Das 10h às 10h30 Apresentação artística ‘Quarteto de Cordas Martins Fontes’
Das 10h30 às 11h Abertura com autoridades (Romildo Campello, Sérgio de Paula Reis Filho, Rafael Leal e Natália Cunha)
Das 11h às 11h30 Apresentação dos principais pontos do edital (com André Cagni – coordenador da Unidade de Fomento à Cultura e gestor responsável pelo convênio Pontos de Cultura 2018)
Das 11h30 às 12h30 Inclusão e mobilidade reduzida na cultura (Adelino Ozores – bacharel em direito, jornalista, ex-diretor da Casa de Cultura de Santo Amaro – Manoel Cardoso de Mendonça e ex-diretor do Jornal das Nações Unidas)
Das 12h30 às 14h Almoço
Das 14h às 16h Pontos de Cultura em Ação – Reverberação Capilaridade e Continuidade (mediadora – Natália Cunha – contextualização histórica – Alessandro Azevedo – rede de cultura RA Registro – Carlos Sartini)
Das 16h às 17h Discussão sobre a Teia Estadual
Das 17h às 18h Coffe Break e apresentação musical com o violonista Fábio Ricky

 


Palavras-chave: , ,