[email protected]
Crianças e adolescentes discutem sobre seus direitos como cidadãos
CONFERÊNCIA LIVRE - As conferências livres preparam os jovens para que sejam cidadãos participativos na sociedade
Na quarta-feira (19), crianças e adolescentes do Guapurá tiveram a oportunidade de discutir sobre seus direitos e reivindicar por melhorias no âmbito social e escolar por meio de uma conferência livre que aconteceu na Associação de Dança de Itanhaém (ADI). A ação é uma realização do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) juntamente com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social que vem realizando conferências livres que debatem os direitos humanos desta faixa etária.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook
Estimular a autonomia e o protagonismo juvenil no desenvolvimento de ações que garantem os direitos humanos de crianças e adolescentes é o objetivo das conferências do conselho. Por meio de cinco eixos são discutidas questões como investimentos em políticas públicas, prevenção da violência e gestão e controle social.
O presidente do CMDCA, Fernando Ferreira Curcio que também é orientador social e integrante da ADI, ressalta a importância das conferências livres. “Ações como essas dão a oportunidade para o jovem se expressar e reivindicar pelos seus direitos como cidadão. A participação de todos é surpreendente, nas conferências anteriores crianças e adolescentes participaram efetivamente propondo melhorias e sugerindo a introdução de mais atividades culturais, esportivas e educativas nas escolas e nos bairros”.
“As conferências livres podem ser consideradas como um momento de reflexão e preparam o jovem para que sejam cidadãos participativos, saibam refletir sobre seu cotidiano, tenham opinião própria e saibam exigir o que é de direito”, afirma a vice-presidente e assistente social da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Josiane Maria Caetano Arrivabene.
Gabriela Aparecida Rodrigues da Silva, de 13 anos, participa do núcleo de atividades culturais e conta como foi participar da conferência. “Gostei muito de participar, atividades como essas poderiam acontecer frequentemente e se estender por todos os bairros, assim podemos debater e reivindicar nossos direitos”.
CONFERÊNCIAS – Ainda acontecerá mais uma conferência livre no dia 26 de setembro, na Associação Crescer e Viver com Itanhaém. No dia 17 de outubro será realizada a Conferência Municipal no Centro de Convenções Miguel Reale, onde serão eleitos delegados para as conferências estaduais, de acordo com o número estabelecido pelas comissões organizadoras estaduais.
Palavras-chave: conferência livre, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, direitos humanos
Mais Notícias
-
21/06/2022
Vacinação contra Influenza A (H1N1) para população geral já acontece em Itanhaém -
07/12/2024
Feirinha de adoção e palestra educativa mobilizam alunos da EM Silvia Regina Schiavon Marasca -
06/12/2024
Itanhaém conquista Selo Prata no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada -
06/12/2024
Defesa Civil apresenta Plano de Contingência de 2024/2025 -
05/12/2024
Confraternização do CMR celebra projeto de cinoterapia com presença da cachorrinha Ronda -
04/12/2024
Limpeza de rios, zeladoria e drenagem: Prefeitura realiza ações preventivas