Publicado em: 21/09/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:31

Distribuição de mudas e Projeto Reágua fizeram parte das ações do Dia da Árvore

MEIO AMBIENTE - Doações e conscientização aconteceram na Praça Narciso de Andrade

Valdomiro de Souza Barbosa costuma plantar árvores em sua residência e foi um dos primeiros a adquirir uma muda de pau-rei

Para celebrar o Dia da Árvore e conscientizar a população a respeito da preservação do meio ambiente, a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente realizou uma manhã diferente na Praça Narciso de Andrade, na manhã da última sexta-feira (21). A ação distribuiu mudas nativas de diversas espécies de árvores e apresentou um programa de redução do consumo de água.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Foram distribuídas mudas nativas de pitanga, cabeludinha, chal-chal, paul – viola, ingá do brejo, ipê-rosa, aroeira pimenteira, aroeira salsa, ipê-roxo, tamboril e pau-rei. A doação aconteceu por meio do Centro de Pesquisas, que realiza periodicamente a ação em bairros e praças do Município. A distribuição de mudas acontece de segunda a sexta-feira, das 7 às 14 horas, no Centro de Pesquisas do Estuário do Rio Itanhaém, situado na Rua Dom Sebastião Leme, 195, no Ivoty.

Nicco Lopes Faria, coordenador do Centro de Pesquisas explica como acontecem as doações no local. “O centro de Pesquisas recebe mudas de compensações ambientais e fica incumbido de distribuí-las para a população. A ação tem total adesão dos munícipes que sempre buscam pelas mudas para plantar em residências e calçadas. As doações acontecem há aproximadamente 15 anos e tem o intuito de arborizar o Município”.

O munícipe Valdomiro de Souza Barbosa, 68, costuma plantar árvores em sua residência e foi um dos primeiros a adquirir uma muda de pau-rei, o mesmo disse estar procurando pela espécie há algum tempo. “Eu gosto de árvores e frequentemente adquiro uma muda para plantar em casa. Estava há tempos procurando por pelo pau-rei e encontrei aqui”, comenta.

O programa de redução de consumo de água foi apresentado pelo Projeto Reágua, iniciativa que realiza o reaproveitamento da água da chuva e vem realizando ações de conscientização em 22 escolas do Município. Por meio de um equipamento que faz parte do Pura (Programa de Uso Racional da Água Sabesp), a iniciativa mostrou como o consumo de água pode ser reduzido por meio de adaptações nas torneiras e a partir um sistema de gotejamento, que contabiliza a quantidade de água desperdiçada em um mês.

O intuito da ação foi aproximar da população soluções para a redução do consumo e desperdício de água, que futuramente pode ser racionada. Onésimo Camilo Teixeira Júnior, técnico do Projeto Reágua, afirma a importância da demonstração do equipamento. “A exposição do projeto é de suma importância para a sociedade, nas escolas a iniciativa vem realizando ações de conscientização que demonstram resultados no âmbito familiar e escolar. As crianças levaram a informação para casa e incentivaram seus pais a reduzir o consumo e esse é um dos objetivos”.

Palavras-chave: , ,