Publicado em: 24/09/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:31

Efetivo da GCM de Itanhaém participa de capacitação anual sobre armamento

TREINAMENTO - Além de estar previsto em lei, o estágio qualifica os guardas para que eles prestem um bom serviço à população

A Guarda Civil Municipal (GCM) passou por mais um Estágio de Qualificação Profissional (EQP), curso de aperfeiçoamento que é obrigatório. No total 44 GCMs participaram das aulas que foram dividas em duas etapas: teoria e prática.  Logo após a conclusão teórica, todo o efetivo de GCMs realizou o treinamento com armamento na cidade de São Caetano do Sul.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

O treinamento é um cumprimento ao disposto na Lei 10.826, que disciplina os requisitos à concessão do porte de arma. A carga horária é de 80 horas/aula, sendo obrigatório a todos os Guardas Civis Municipais. Além de estar previsto em lei, o estágio qualifica os guardas para que eles prestem um bom serviço à população.

Na parte teórica, os guardas aprenderam a importância com manuseio do armamento; legislação; funcionamento da arma e segurança com o armamento. Já na parte prática, os guardas realizaram treinamento com disparos com as pistolas semiautomáticas calibre .380 usadas pelos GCMs. Lembrando que a partir deste ano, a Guarda Civil Municipal (GCM), passou a ter armamento.

“Em Itanhaém, nós queremos o bem do munícipe. E precisamos aprimorar continuadamente todos os segmentos da Cidade. No Município, o setor de segurança é levado a sério, apesar desta, ser uma responsabilidade constitucional do Estado”, explica o prefeito Marco Aurélio Gomes.

O secretário de Trânsito e Segurança Municipal, Milton Saldiba Passareli de Campos Júnior, fala da importância da GCM estar bem preparada. “Dentre as atribuições da Guarda Civil Municipal estão rondas preventivas, em conjunto com as forças policiais, por isso é de fundamental importância o efetivo passar por treinamentos periódicos”.

“O oferecimento de capacitação constante garante qualidade à corporação. Os guardas melhoram seus procedimentos com ensinamentos teóricos e práticos”, destacou o comandante da Guarda Civil Municipal, Antônio Carlos da Silva.

Palavras-chave: , , , ,