Publicado em: 25/09/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:17

Alunos da EM Harry Forssell recebem certificado do Projeto Reágua

EDUCAÇÃO AMBIENTAL - A cerimônia teve participação do Prefeito Marco Aurélio que também plantou uma muda de ipê amarelo com os alunos

Aluna Larissa Almeida Viana teve sua frase escolhida e recebeu o certificado de participação

Na última segunda-feira (24), alunos da EM Harry Forssell receberam um certificado de participação do Projeto Reágua. Há seis meses as turmas dos 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental assumiram um compromisso com o meio ambiente: reutilizar e evitar o desperdício da água com pequenos gestos. A cerimônia teve participação do prefeito Marco Aurélio Gomes que também plantou uma muda de ipê amarelo com os alunos.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Com o objetivo de ensinar o consumo consciente, o Projeto Reágua vem realizando atividades de conscientização e reutilização da água em 22 escolas municipais. Por meio de vídeos educativos, atividades interativas e slides, os instrutores da iniciativa ensinaram aos alunos a importância da economia, além de propor a cada série uma atividade que demonstrasse o que eles aprenderam, os melhores trabalhos foram premiados com o certificado.

A aluna do 4º ano, Larissa Almeida Viana, teve sua frase escolhida e conta como se inspirou para escrevê-la. “Eu pensei na importância da água, pois sem ela não temos nada, nem mesmo oxigênio, por isso precisamos economizar e cuidar das árvores, que nos dão ar e vida”.

Além da entrega dos certificados, foi demonstrado aos alunos o Programa de Uso Racional da Água (PURA) por meio de um equipamento onde é possível ver claramente o consumo de água em torneiras e chuveiros. Os instrutores mostraram para as turmas meios de economizar água utilizando redutores nas torneiras e outros métodos.

O prefeito Marco Aurélio plantou uma muda de ipê amarelo com os alunos do 4º ano e falou sobre a importância do Projeto Reágua. “A iniciativa traz para a Rede Municipal de ensino a importância do uso racional e consciente da água. As crianças como protagonistas do futuro, se tornam multiplicadores da informação e levam os ensinamentos às suas residências”.

REÁGUA – O projeto é financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), foi inaugurado no dia 22 de março, Dia Mundial da Água, e tem como objetivo ensinar o consumo consciente, incluindo a educação ambiental nas unidades escolares participantes.

Palavras-chave: , , ,