Publicado em: 28/09/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:27

Audiência Pública da Saúde apresenta números à população

DADOS - Foram demonstradas despesas e ações realizadas durante o 2º quadrimestre do ano

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), por exemplo, realizou 243.058 procedimentos no período

Na última sexta-feira (28), a Secretaria de Saúde realizou mais uma prestação de contas por meio de Audiência Pública. Foram apresentadas receitas, despesas e ações realizadas por diversos setores da Secretaria Municipal de Saúde durante o 2º quadrimestre de 2018, que corresponde aos meses de maio, junho, julho e agosto.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

O evento contou com munícipes e profissionais da Secretaria. Estes explanaram sobre números de atendimentos nos diversos setores da saúde, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), por exemplo, que realizou 243.058 procedimentos no período.

Foi abordado também o número de faltas em consultas e exames fora do Município, como nos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME) de Praia Grande e Santos, e ainda no Hospital Guilherme Álvaro. Somados, 770 pacientes de Itanhaém faltaram às consultas e 472 deixaram de comparecer nestes locais para fazer exames.

Valéria Vilas Boas, da Central Reguladora de Vagas, destacou que falta conscientização por parte da população. “Quanto mais faltas, menos vagas. Muitas vezes o motivo de não comparecerem são pequenos, como no dia da consulta estar chovendo. E isso prejudica depois o Município e outros pacientes”, reforçou.

Durante a Audiência Pública foi explanado também sobre o trabalho do Departamento de Vigilância em Saúde, que no segundo quadrimestre visitou 14.103 casas no combate a arboviroses; e ainda, o total de chamadas feitas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que resultou em 43.914.

Quanto ao Laboratório Municipal foram realizados 98.110 procedimentos como bioquímica, hormônios, sorologia, urinálise e hematologia; enquanto o Programa de Saúde Bucal fez 25.334 procedimentos. Destes, 2.019 eram consultas de emergência.

Palavras-chave: ,