[email protected]
EM Edson Baptista vira palco de projeto inspirado na cultura nordestina
EDUCAÇÃO - Finalização do projeto foi marcada por exposições dos trabalhos das crianças com argila, colagem e desenhos, além de apresentações musicais
Na última sexta-feira (28), a EM Edson Baptista de Andrade celebrou a finalização do projeto “A cultura nordestina através do Mestre Vitalino e do olhar infantil” com um evento que reuniu pais e autoridades da Cidade. Na oportunidade, o público pôde apreciar uma exposição com o trabalho dos pequenos que recheou a escola de cor, bem como prestigiar apresentações musicais dos pequenos.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook
O personagem principal do projeto foi o artesão brasileiro Vitalino Pereira dos Santos, conhecido como mestre Vitalino. A escolha foi baseada no artesão, pois ele retratava em seus bonecos de barro a cultura e o folclore nordestino. “O projeto buscou resgatar a cultura da origem das crianças, pois muitos dos alunos vêm de raízes familiares nordestinas. Deste modo, as crianças realizaram trabalhos com colagem, desenhos, argila, músicas e danças típicas”, explica a assessora pedagógica da unidade, Fabiana Domingos Godoy.
Todo o projeto foi explorado de forma lúdica com oficinas de argila, culinária, brincadeiras, e outras atividades que trabalharam o conhecimento das crianças de forma indisciplinar. “Está tudo lindo, mas isso não me surpreende, pois a escola sempre realiza trabalhos muito bons. Cada dia as crianças aprendem conteúdos diferentes e de forma diferente, a Sofia adora e sempre participa”, destaca Vânia Santos, mãe da aluna Sofia Vitória Correia da Silva, de 4 anos, do maternal ll C.
Sofia dançou a música “Olha pro céu meu amor”, de Luiz Gonzaga, e disse que mesmo com todo o público, ela não sente vergonha. Rafael Alves Rodrigues, 4 anos, também adorou dançar. O colega de sala de Sofia contou que gostou de realizar todas as atividades, mas sua preferida foi a dança.
Os alunos do maternal I A dançaram uma música da Elba Ramalho, e o B dançou Luiz Gonzaga. Já o maternal II A ensaiou uma coreografia para música de Gilberto Gil, bem como o B e C dançaram músicas diferentes de Luiz Gonzaga.
Todos os alunos estavam caracterizados tipicamente e apresentaram lindas coreografias. “Trabalhamos o protagonismo das crianças e com a ajuda das professoras, educadoras e da coordenação. O projeto foi um sucesso”, comemora o diretor da escola, Abel Pedro da Silva.
Palavras-chave: cultura, nordeste, projeto
Mais Notícias
-
21/06/2022
Vacinação contra Influenza A (H1N1) para população geral já acontece em Itanhaém -
21/11/2024
Confira as sessões de cinema do Pontos Mis para novembro -
19/11/2024
Celebrando a Consciência Negra: uma jornada de Educação e Empoderamento nas Escolas Municipais -
19/11/2024
Itanhaém conquista Prêmio de Boas Práticas por evitar a transmissão vertical da Sífilis -
19/11/2024
ETEC de Itanhaém está com inscrições abertas para vestibulinho 2025 -
19/11/2024
Prefeitura inicia obras de drenagem e novo asfalto na Avenida João Batista Leal