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Publicado em: 03/10/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:27
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Cursos de Gestor de Turismo e Atendimento ao Turista estão com inscrições abertas

FORMAÇÃO - As inscrições podem apenas ser efetuadas de forma on-line



O conteúdo poderá ser acessado por meio de qualquer dispositivo conectado a internet.

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Para quem deseja se qualificar, o Ministério do Turismo (MTur) abriu inscrições para os cursos de ‘Gestor de turismo’ com carga de 50 horas e ‘Atendimento ao Turista’ com 80 horas de carga horária. Ambos os cursos são realizados on-line e divididos por módulos (confira a lista ao final da matéria). Para se inscrever o candidato precisará ter mais de 18 anos e possuir um endereço de e-mail.

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O workshop ‘Gestor de Turismo’ é composto por 35 módulos e o primeiro deles é o ‘Como utilizar esse Canal’, onde o inscrito aprende como funciona o método de ensino que é composto por vídeos e slides com explicações objetivas. Ao final de cada atividade o aluno ganha pontos que são necessários para chegar ao módulo seguinte. As inscrições podem ser efetuadas até 19 de novembro, pelo site gestor.turismo.gov.br/. Após a conclusão da matricula o aluno deve finalizar a formação até 31 de dezembro.

Já o workshop ‘Atendimento ao Turista’ é parte do Programa Brasil Braços Abertos e é composto por mais de 70 módulos dentre eles ‘Como utilizar o Canal Brasil Braços Abertos’, Hello, onde é ensinado saudações e cumprimentos em inglês, módulo ‘one, two, three – conta comigo’, onde é ensinado os numerais em inglês. As inscrições que se encerram no próximo dia 31 podem ser efetuadas pelo site brasilbracosabertos.turismo.gov.br/. Após o início do curso todo o conteúdo deverá ser concluído até 15 de janeiro de 2019.

Quem tem o interesse em se inscrever precisa acessar o site do curso e efetuar a matrícula que pode ser pela conta do Google + ou clicando no ícone ‘faça seu cadastro’. Após selecionar uma das opções o candidato será direcionado à página de cadastro onde são solicitados dados como nome, apelido, data de nascimento, dados profissionais e o e-mail. Ao final desta etapa o aluno será direcionado à página com todos os módulos.

Lista de módulos do curso de Atendimento ao Turista

  • A Primeira impressão é a que fica – Dicas de como causar uma primeira boa impressão.
  • O que é Comportamento Assertivo? – O que é comportamento assertivo e como adotá-lo.
  • Queixas e reclamações: como solucionar? – Passo a passo para tratar queixas e reclamações.
  • Hello! – Apresentação de saudações e cumprimentos em inglês.
  • One, two, three – conta comigo – Números em inglês, contáveis e incontáveis.
  • Como fazer para o cliente escolher a sua barraca – Conceitos e estratégias de marketing.
  • Higiene pessoal – Noções de higiene pessoal.
  • Atendimento ao cliente – Como atender o cliente – Dicas e exemplos.
  • Menu – Montar cardápio em inglês – bebidas – Apresentação de diversas bebidas típicas em inglês.
  • Como se vestir – O que é adequado vestir durante o trabalho.
  • A fórmula da satisfação do cliente – O que fazer para o cliente sair satisfeito.
  • Como se comportar: educação e boas maneiras – Noções básicas de etiqueta com dicas e exemplos.
  • Menu – Montar cardápio em inglês – comidas – Apresentação de diversos tipos de comida em inglês.
  • Como vender melhor – Habilidades necessárias e estratégias de vendas.
  • Expressões mais utilizadas – Apresentar expressões em inglês de uso cotidiano.
  • Gentileza gera gentileza – Conheça dicas de bom comportamento e cordialidade.
  • Matemática Básica – Veja algumas dicas que simplificam a matemática!.
  • Trabalho em equipe – Importância de trabalhar de forma colaborativa.
  • Atendimento ao cliente: 7 coisas para nunca fazer – O que não se deve fazer durante um atendimento.
  • Na prática – Situações do dia a dia – Abordagem em inglês de frases comuns em bate-papo.
  • Formação de preço – Como o preço dos produtos deve ser formado?
  • Higiene no trabalho – Vamos conhecer as técnicas de higiene do trabalho?
  • Valor agregado: o que o cliente valoriza?
  • Mr, Mrs, Miss – Uso dos pronomes de tratamento.
  • Esportes de praia – Possibilidades de esportes no ambiente da praia
  • Encantando o cliente – Em vez de satisfazer, encante o cliente. Veja como
  • Planejamento financeiro – Como planejar receitas e despesas pessoais
  • Na prática: Diálogos curtos – Compreender e falar expressões comuns do dia a dia
  • Garantindo que o que foi pedido será atendido – Como atender corretamente o pedido do turista
  • A hora “H” de fornecer o produto/ serviço – Descubra aqui a importância do momento da entrega!
  • Principais verbos – Aprenda a expressas as principais ações em inglês!
  • Principais transportes – Vocabulário dos principais meios de transporte
  • Controle de estoque – Controle o estoque e evite prejuízos. Veja como!
  • Na prática: Como dar informações – Dar informações, direções de como chegar a lugares.
  • O que você precisa saber para atender bem? – A resposta a esta pergunta, você encontra aqui!
  • Ética – Um tema simples e cheio de surpresas. Saiba porquê.
  • Dicas de Segurança – Reconhecer e disseminar dicas de segurança.
  • Fazendo-se presente – Como otimizar o atendimento na areia.
  • Cuidando da sua saúde – Cuidando da sua saúde.
  • Negociação é uma arte! – Noções básicas de negociação com o cliente.
  • Principais palavras usadas na praia. – Principais palavras usadas na praia.
  • Fidelizando o cliente – O que é fidelização de clientes e sua importância.
  • Dando uma ajuda na comunicação com os gringos – Apresentar ferramentas eletrônicas de tradução.
  • Saúde e segurança do trabalho – Veja como atuar no trabalho com saúde e segurança!
  • Descrevendo pessoas – Vocabulário da descrição física e emocional.
  • Horas, dias, meses – Compreender e falar as horas, dias e meses.
  • Ferramentas de localização para ajudar o turista – Oriente o turista pela cidade. Veja como. Aqui!
  • Todos juntos – Por que é necessário atuar de forma cooperativa?
  • Países e nacionalidades – Aprender o vocabulário de países e nacionalidades.
  • Controle de Orçamento – Como planejar receitas e despesas do seu negócio.
  • Higiene e alimentação – Veja aqui os cuidados na preparação de alimentos.
  • Olha a Água – Como formar o preço de venda de maneira efetiva.
  • Será que vai chover? – Expressões de clima e tempo em inglês.
  • Preservando o meio ambiente – Veja como agir para preservar o meio ambiente!
  • Gestão de pessoas – Como executar ações de motivação de equipe.
  • Noções básicas de fotografia – Noções básicas de fotografia.
  • Formas de pagamento – Vocabulário relativo às formas de pagamento.
  • Comunicação visual – Aprender princípios básicos da comunicação visual.
  • Noções básicas de primeiros socorros – Veja como socorrer pessoas em caso de acidente!
  • Diversidade – Veja porque é importante respeitar as diferenças!
  • Segurança nunca é demais – Veja como prevenir o turista de atos ilícitos!
  • Estratégias de fidelização de clientes – Veja aqui como conquistar para sempre seu cliente!
  • Prevenção a situações de risco – Veja como prevenir e corrigir situações de risco!
  • E a nossa língua? Não custa lembrar! – Como utilizar a língua portuguesa corretamente.
  • Criatividade e inovação na prática – Como ser criativo para inovar em seu negócio.
  • Apresentando a conta – Conheça como apresentar a conta com diferencial!
  • Tabaco e bebidas alcoólicas – Veja abordagem prática sobre essas drogas lícitas!
  • Sustentabilidade no negócio – Saiba como ser sustentável e ainda sair lucrando!
  • Vamos conversar – Como falar em inglês em algumas situações.
  • Surpreendendo o cliente: “UAU!!!” – Conheça aqui formas de surpreender seu cliente!
  • Segurança para hostel e B&B – Veja como tornar o seu negócio seguro para todos!
  • Dando um “TCHAU” ao cliente – Como deixar uma ótima lembrança no cliente!
  • Localização – Você saber orientar um turista perdido na cidade?
  • Comidas Típicas – Conheça os pratos típicos e seus ingredientes.
  • Tabela de preços – Elabore uma tabela de preços da forma correta.

Lista de módulos do curso de Gestor de Turismo

1- Como utilizar esse Canal – Tutorial com as ações que você realizará no canal.

2 – Noções do MTur – Missão, diretrizes, objetivos – Veja a importância do MTur para o turismo no Brasil.

3 – Análise sistêmica do turismo – introdução – A relação do turismo com outras cadeiras produtivas.

4 – Responsabilidades do poder público local – Como o poder público interage com o turismo.

5 – Sustentabilidade no turismo – Conheça sustentabilidade e a relação com o turismo.

6 – Turismo Social – Saiba o que o Turismo Social abarca.

7 – Prevenção da Exploração Sexual de Jovens – Como ser agente importante contra esse crime.

8 – Introdução à Produção Associada – Conheça a Produção Associada a sua importância.

9 – Lei Geral do Turismo – Lei nº 11.771/2008. – Conheça a Lei Geral do Turismo.

10 – Licitações e contratos. Lei nº 8.666/93. – Conheça a Lei nº 8.666/93.

11 – Regulamentação de convênios e contratos de repasse – Convênios e contratos de repasse.

12 – Portaria 39/2017 – Transferência de recursos – Saiba sobre a nova portuária.

13 – Estudo de caso – Legislação – Veja dois casos práticos.

14 – Noções básicas de projeto – Descubra como otimizar seus projetos.

15 – Ferramentas de planejamento – Conheça ferramentas eficazes para o planejamento.

16 – Gestão de tempo – Você sabe gerir bem seu tempo?

17 – Trabalho em equipe (relacionamento interpessoal) – Você sabe trabalhar em equipe?

18 – Comunicação oral e escrita – Comunicar-se bem faz toda a diferença!.

19 – Negociação – Aprenda a conduzir boas negociações.

20 – Criatividade – Veja como a criatividade é importante para o turismo.

21 – Empreendedorismo – Saiba como desenvolver seu lado empreendedor.

22 – Inovação – Conheça inovação e como aplicá-la ao seu trabalho.

23 – Estudo de caso – planejamento e gestão – Conheça alguns estudos de caso sobre gestão.

24 – Formato dos projetos – Conheça o formato adequado aos projetos em turismo.

25 – Sistema de Gestão de Convênios e Contratos – Conheça o SICNV em detalhes.

26 – Monitoramento de ações e avaliação de resultados – Conheça como mensurar os resultados alcançados.

27 – Prestação de Contas/Relatório de Gestão em Turismo – Conheça o passo a passo da prestação de contas.

28 – Estudos de caso: Metodologia de projetos – Acompanhe alguns casos práticos.

29 – O que são projeto, programa e ações? – A prenda a diferenciar projeto, programas e ações.

30 – Qualificação Turística – Conheça as ações de qualificação do MTur.

31 – Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo – Aprenda sobre o Prodetur Nacional.

32 – Cadastur – Aprenda sobre o Cadastur.

33 – Produção Associada – Veja o processo para promover a Produção Associada.

34 – Estudo de Caso – Programas e ações específicas – Acompanhe exemplos envolvendo programas e ações.

35 – Infraestrutura – A importância da Infraestrutura para o turismo.


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