Publicado em: 03/10/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:27

Prefeitura reúne comerciantes do Centro para tratar da população de rua nesta quarta

ORIENTAÇÃO - Encontro acontece às 17 horas e objetiva orientar e esclarecer quanto aos procedimentos e cuidados com estas pessoas

A reunião é aberta ao público e será na Avenida Washington Luiz, 75, Centro.

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social promoverá, nesta quarta-feira (3), às 17 horas, uma reunião no Paço Municipal. O objetivo do encontro é orientar e esclarecer os comerciantes da região do Centro quanto aos procedimentos e cuidados com as pessoas em situação de rua, que estão em grande número no Centro Histórico. A reunião é aberta ao público e será na Avenida Washington Luiz, 75, Centro. Encontro é o primeiro de uma sequência que acontecerá em diversos bairros da Cidade.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, através do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), busca reestabelecer a consciência da população sobre o morar nas ruas, buscando a recordação afetiva por meio de atividades, incentivando o indivíduo a voltar para sua família e casa. Além disso, todo dia o equipamento recebe as pessoas com café da manhã, assim como está de portas abertas para banho, com a entrega de kits de higiene e de roupa.

Porém, tal trabalho começa com a abordagem social, onde uma equipe vai às ruas para  incentivar a população a frequentar a rede socioassistencial. Mas muitas vezes a equipe não obtém sucesso devido à falta de conhecimento por parte dos comerciantes. Isto atrapalha a intensificação das ações de abordagem social que a Prefeitura está realizando nas praças da Cidade.

A ausência de vínculos familiares, perda de algum ente querido, desemprego, violência, perda da autoestima, alcoolismo, uso de drogas e doença mental são os principais motivos que levam pessoas a viverem nas ruas e praças.

Palavras-chave: , ,