Publicado em: 11/10/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:27

Feriado: exposição reúne trabalhos de artesãos da Sutaco até domingo

FEIRA DE ARTES - Iniciativa é uma parceria da Secretaria de Relações do Trabalho com a Colônia

No básico, artesanato é a transformação de matéria-prima, como garrafas, em produto acabado, ou seja, peças decorativas

Vindos de cidades do interior de São Paulo, quase 400 turistas que chegarão a Itanhaém para aproveitar o feriado do dia 12 (sexta-feira) na Colônia de Férias II, da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar, poderão prestigiar a exposição dos artesãos cadastrados na Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco). A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Relações do Trabalho com a Colônia e acontecerá até domingo (14), das 8 às 16 horas.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

“Esta exposição é a primeira parceria da Sutaco com um espaço bem estruturado para receber os artesãos de Itanhaém. Isso ajuda a valorizar o trabalho deles, que é um grupo muito importante no Município. A visão da Secretaria é trabalhar por novas parcerias”, afirma a secretária de Relações do Trabalho, Mara Sanches Figueiredo. A Colônia, que é a Unidade II da Associação na Cidade, fica na Avenida São Leopoldo Mandic, 81, na Nova Itanhaém.

Artesanato é a transformação de matéria-prima, como plástico, madeira, fio de cobre, lacre de lata, garrafa, pano, entre outros, em produto acabado, ou seja, esculturas, quadros, peças decorativas, chaveiros e peças de pano diversos. O trabalho do artista deve ser realizado de modo predominantemente manual, ainda que, com o auxílio de ferramentas ou máquinas simples, podendo ser classificado pelo tipo, originalidade, técnica na execução, valor cultural, grau de manualidade, entre outros quesitos.

Representando a diretoria da Colônia, o tesoureiro Marcelo Roberto da Silva frisa a importância da exposição: “além de valorizar o artesão, o público da Colônia acaba por ter um atrativo a mais. É uma interação positiva que promove a Cidade no quesito turismo e possibilita ao artesão gerar um lucro. Por exemplo, iremos receber pessoas que virão da cidade de Bauru. Eles poderão vir até a exposição, prestigiar e adquirir as lembranças”, afirma.

Na última quinta-feira (10), houve a abertura da semana da exposição dos artesãos, que está localizada no salão de festas da Colônia. Na oportunidade, estiveram presentes o prefeito Marco Aurélio e o vice Tiago Cervantes que ressaltaram a boa apresentação da Cidade ao turista por meio deste trabalho.

“Parcerias como esta incentivam os próprios artesãos e estimulam o desenvolvimento econômico. Este é o empenho da Prefeitura: a geração de oportunidades. Além de apresentar a Cidade de uma forma diferente, encanta o turista até porque as pessoas quando viajam procuram algo que identifique aquela Cidade que se visitou”, afirma o prefeito.

SUTACO – Tem como missão viabilizar, preservar, incrementar e promover o artesanato do Município, contribuindo para o desenvolvimento da Cidade de modo economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente responsável. Contribui para a geração de renda e oportunidades no mercado de trabalho.

Palavras-chave: , , ,