[email protected]
Semana Benedicto Calixto em diferentes tons; programação até quarta
AGENDA - Diversos espaços culturais da Cidade servem de palco para a programação especial em homenagem ao artista plástico, nascido e vivido em Itanhaém
O renomado artista plástico Benedicto Calixto de Jesus (1853-1927) já demonstrava na infância talento para o desenho e para a pintura. Filho da segunda Cidade mais antiga do Brasil, o pintor viveu até a adolescência na antiga Vila de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém. E em comemoração à Semana Benedicto Calixto, que acontece até quarta-feira (31), diferentes espaços culturais da Cidade servem de palco para a programação especial em homenagem a Calixto, um pintor à beira-mar.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook
O cronograma iniciou no dia 15, com uma exposição de poemas produzidos por integrantes da Academia Itanhenses de Letras em alusão a um dos maiores artistas plásticos da história brasileira. A mostra acontece na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim, na Rua Cunha Moreira, 71, no Centro Histórico, e segue até dia 31.
Também na Sala de Leitura Harry Forssell, até o dia 31, de segunda a sexta, das 9 às 17 horas, uma mostra de obras sacras em homenagem ao pintor que se inspirava também em arte religiosa para a produção de seus trabalhos está à disposição dos visitantes. O espaço fica na Avenida Condessa de Vimieiros, 1,131, no Centro. Outra mostra também acontece na Cidade: são as cartas de Calixto exibidas no Museu Conceição de Itanhaém, a antiga Casa de Câmara e Cadeia, localizada na Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico, até 31 deste mês, sempre de terça a domingo.
O painel ‘Calixto um Mar de Histórias’, com a participação de artistas, historiadores e professores da região, discutiu as obras e a trajetória do pintor que tem suas expressões incorporadas nas técnicas pré-moderna, naturalista, realista e arte acadêmica e até hoje é referência no mundo das artes plásticas. O encontro, que teve como convidados os artistas plásticos Fátima Cristina Pires, José Carlos Só, Marjori Medeiros e Ronaldo Lopes, ocorreu na última sexta-feira (19), na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim.
No último sábado (20) outra importante mostra apresentou ao público um pouco das técnicas do artista plástico em quatro fases: paisagens marinhas, temas históricos, religiosos e retratos na exposição ‘Calixto em 4 atos’, que ocorre na Pinacoteca Municipal, de terça a sexta, das 9 às 17 horas, e aos sábados a domingos, das 11 às 17 horas, na Praça Carlos Botelho, 48, no Centro. Ainda no mesmo dia, no Centro Histórico, um coletivo de artistas plásticos da Cidade participou do projeto Pincéis em Movimento, produzindo obras ao ar livre.
E encerrando a programação, no dia 24, das 13h30 às 15h30, a Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico, acontecerá o projeto Despertando Calixto que oferecerá várias experiências com as artes plásticas por meio de atividades recreativas. Pintura e desenhos vão compor o cronograma de ações para o público infantil.
Confira o cronograma completo das atividades da Semana Benedicto Calixto:
Até dia 31 de outubro
Exposição de poesias – Academia Itanhaense de Letras
Horário: segunda a sexta, das 9h às 17h
Local: Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim, na Rua Cunha Moreira, 71, Centro Histórico
Até dia 31 de outubro
Exposição de Obras Sacras – Sala de Leitura Harry Forssell
Horário: das 9h às 17h, de segunda a sexta feira.
Local: Sala de Leitura, na Av. Condessa de Vimieiros, 1.131, no Centro
Até dia 31 de outubro
Exposição de Cartas de Calixto
Horário: terça a domingo, das 9h às 17h; fins de semana, das 11h às 17h
Local: Museu Conceição de Itanhaém, na Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico
Até 31 de outubro
Exposição “Calixto em 4 atos” – Semana Benedicto Calixto
Horário: terça a domingo, das 9h às 17h; fins de semana, das 11h às 17h
Local: Pinacoteca Municipal de Itanhaém, na Praça Carlos Botelho, 48, no Centro
24 de outubro
Despertando Calixto “oficinas de entretenimento”
Horário: das 13h30 às 15h30
Local: Coreto na Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico
Palavras-chave: artista plástico; benedicto calixto, historiador, homenagem, pintor
Mais Notícias
-
21/06/2022
Vacinação contra Influenza A (H1N1) para população geral já acontece em Itanhaém -
21/01/2025
Final do Campeonato de Futebol Veterano +49 acontece neste sábado (25) -
21/01/2025
Prorrogada para dia 27 vencimento da cota única e da primeira parcela do IPTU 2025 -
21/01/2025
Itanhaém recebe Encontro Náutico neste sábado (25) -
20/01/2025
Itanhaém recebe 200 moradias do Minha Casa Minha Vida no Tanise -
20/01/2025
Call Center para demandas de iluminação pública entra em operação em Itanhaém