Serviços
acessibilidade



Publicado em: 19/10/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:27
[email protected]

Sociedade civil e iniciativas ambientais discutem sobre a preservação dos recursos hídricos

INTEGRAÇÃO - A partir da temática “Água, elemento que nos une”, a ação abordou a importância da preservação dos recursos naturais e propôs um ‘café comPartilha’



O encontro aconteceu no Centro de Pesquisas do Estuário do Rio Itanhaém

Compartilhar:

Estreitar laços entre a sociedade civil e iniciativas que atuam em prol do meio ambiente foi um dos objetivos do encontro realizado pelo Comitê de Bacias Hidrográficas da Baixada Santista (CBH-BS), na última quinta-feira (18).  A ação que reuniu representantes de projetos ambientais, ativistas, a Aldeia Rio Branco, membros da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e outros participantes aconteceu no Centro de Pesquisas do Estuário do Rio Itanhaém.

Confira as fotos

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

A partir da temática “Água, elemento que nos une”, o encontro abordou a importância da preservação dos recursos hídricos e propôs um ‘café comPartilha’ com o intuito de promover a integração dos participantes. Além disso, a aldeia Rio Branco encantou os presentes com uma apresentação cultural na qual cantaram uma canção de ninar, símbolo de resistência e história para os índios.

Estava presente também a idealizadora de um projeto pelo do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA) em conjunto com o CBH-BS, Vivian Battaini, que comentou sobre a importância desta integração: “o Comitê é muito importante para a preservação dos recursos hídricos e a integração da sociedade civil, ações como essas garantem a conscientização da população em favor do nosso bem maior que é a água”.

O secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Ruy Santos, apresentou projetos que foram realizados com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), e comentou sobre a relevância do Comitê que atua juntamente com a população e outras iniciativas. “Desde 2002, o Município atua juntamente com o FEHIDRO para idealizar projetos sustentáveis, como o Reágua. O entrelaço entre iniciativas e a sociedade civil é importante para que possamos planejar e promover ações que valorizem os recursos naturais do Município”.

Comitê de Bacias Hidrográficas da Baixada Santista – A iniciativa que é formada por representantes dos municípios e estado conta com a participação de empresas e a sociedade civil para assumir a responsabilidade ambiental quanto à proteção de rios e nascentes, no cuidado com as necessidades da população em questões que se referem à água, dentre outras ações.


Palavras-chave: , ,