Publicado em: 24/10/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:27

Chuva e esgoto: cada água no seu lugar; Prefeitura verifica ligações irregulares

AVALIAÇÃO - Os técnicos estão identificados e utilizam métodos para analisar os sistemas, como a aplicação de corante nos ralos, pias e vasos sanitários

A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente realiza o levantamento das ligações irregulares nas redes de água e de esgoto domiciliar e comercial. A medida tem o intuito de combater aquelas que resultam no retorno do esgoto pelos ralos, ocasionando doenças de veiculação hídrica (causadas por micro-organismos em água não tratada ou contaminada), pela contaminação de rios e mares, dentre outros impactos.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

As avaliações acontecem por meio de uma empresa que está a serviço da Prefeitura realizando testes. Os técnicos estão identificados e utilizam métodos para analisar os sistemas, como a aplicação de corante nos ralos, pias e vasos sanitários, o teste de fumaça e o televisionamento.

A equipe realiza os levantamentos por etapas. A primeira verificação acontece nos bairros Ivoty, Cidade Anchieta e Vila São Paulo, a segunda na Praia do Sonho, a terceira nos bairros Mosteiro, Guaraú, Baixio e Cento. A quarta e última etapa é no Cibratel I. O serviço é efetuado diariamente, das 8 às 17 horas.

SISTEMAS DE DRENAGEM E ESGOTO­ – A água da chuva, que escorre pelo telhado, deve seguir pela rede de drenagem, onde se encontra a galeria de águas pluviais que deságua o líquido em rios, córregos e mares. Já o esgoto do banheiro, por exemplo, é encaminhado para a rede coletora e depois para a estação de tratamento da companhia de saneamento básico, a Sabesp. Este processo não acontece quando existem irregularidades em uma das ligações, portanto o objetivo é verificar se os esgotos das residências estão sendo destinados para o lugar correto ou se está ligado junto à drenagem.

Mais informações podem ser esclarecidas por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, pelo telefone 3421-1652.

Confira na tabela abaixo os impactos das irregularidades nas ligações de esgoto e drenagem:

Se a água da drenagem for para o esgoto
A rede coletora de esgoto entope;
O esgoto volta pelos ralos e invade as residências;
A parte baixa do imóvel alaga;
Aparecem o mau cheiro e a sujeira, aumentando o risco de doenças;
As tubulações de ruas e residências podem romper;
Interrompe o tratamento do esgoto;
Se o esgoto for para a drenagem
Ocasiona a contaminação de rios e estuários que acabam nas praias;
Mau cheiro nas vias públicas em decorrência dos bueiros;
Riscos à saúde como a circulação de doenças de veiculação hídrica, como a amebíase, giardíase, gastroenterite, febre tifoide e paratifoide, hepatite infecciosa (Hepatite A e E) e cólera.

Palavras-chave: , ,