comunicacao@itanhaem.sp.gov.br
Chuva e esgoto: cada água no seu lugar; Prefeitura verifica ligações irregulares
AVALIAÇÃO - Os técnicos estão identificados e utilizam métodos para analisar os sistemas, como a aplicação de corante nos ralos, pias e vasos sanitários

A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente realiza o levantamento das ligações irregulares nas redes de água e de esgoto domiciliar e comercial. A medida tem o intuito de combater aquelas que resultam no retorno do esgoto pelos ralos, ocasionando doenças de veiculação hídrica (causadas por micro-organismos em água não tratada ou contaminada), pela contaminação de rios e mares, dentre outros impactos.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook
As avaliações acontecem por meio de uma empresa que está a serviço da Prefeitura realizando testes. Os técnicos estão identificados e utilizam métodos para analisar os sistemas, como a aplicação de corante nos ralos, pias e vasos sanitários, o teste de fumaça e o televisionamento.
A equipe realiza os levantamentos por etapas. A primeira verificação acontece nos bairros Ivoty, Cidade Anchieta e Vila São Paulo, a segunda na Praia do Sonho, a terceira nos bairros Mosteiro, Guaraú, Baixio e Cento. A quarta e última etapa é no Cibratel I. O serviço é efetuado diariamente, das 8 às 17 horas.
SISTEMAS DE DRENAGEM E ESGOTO – A água da chuva, que escorre pelo telhado, deve seguir pela rede de drenagem, onde se encontra a galeria de águas pluviais que deságua o líquido em rios, córregos e mares. Já o esgoto do banheiro, por exemplo, é encaminhado para a rede coletora e depois para a estação de tratamento da companhia de saneamento básico, a Sabesp. Este processo não acontece quando existem irregularidades em uma das ligações, portanto o objetivo é verificar se os esgotos das residências estão sendo destinados para o lugar correto ou se está ligado junto à drenagem.
Mais informações podem ser esclarecidas por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, pelo telefone 3421-1652.
Confira na tabela abaixo os impactos das irregularidades nas ligações de esgoto e drenagem:
Se a água da drenagem for para o esgoto |
A rede coletora de esgoto entope; |
O esgoto volta pelos ralos e invade as residências; |
A parte baixa do imóvel alaga; |
Aparecem o mau cheiro e a sujeira, aumentando o risco de doenças; |
As tubulações de ruas e residências podem romper; |
Interrompe o tratamento do esgoto; |
Se o esgoto for para a drenagem |
Ocasiona a contaminação de rios e estuários que acabam nas praias; |
Mau cheiro nas vias públicas em decorrência dos bueiros; |
Riscos à saúde como a circulação de doenças de veiculação hídrica, como a amebíase, giardíase, gastroenterite, febre tifoide e paratifoide, hepatite infecciosa (Hepatite A e E) e cólera. |
Palavras-chave: drenagem, esgoto, planejamento e meio ambiente
Mais Notícias
-
21/06/2022
Vacinação contra Influenza A (H1N1) para população geral já acontece em Itanhaém -
03/02/2023
Confira a programação do Carnaval 2023 de Itanhaém -
03/02/2023
Prefeitura notifica Sabesp para reparos em obras de saneamento no Savoy -
03/02/2023
112 alunos das Escolas Municipais de Itanhaém foram aprovados no concorrido vestibulinho da ETEC -
03/02/2023
Inscrições para Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão abertas -
03/02/2023
Univesp abre inscrições para Vestibular 2023 na próxima segunda (6)