Publicado em: 24/10/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:27

Curso de Formação para Condutores de Motolâncias é realizado no Município

CAPACITAÇÃO - Atividade promovida primeira vez na Cidade reúne 25 participantes e 8 instrutores

Curso é oferecido na Central de Regulação de Urgências de Itanhaém, na Rua Estrada Gentil Perez, 260, no Jardim Sabauna

A equipe da Central de Regulação de Itanhaém e a Secretaria Municipal de Saúde promovem até sexta-feira (26) o Curso de Formação de Profissionais para Condutores de Motolâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192 – Regional Litoral Sul Itanhaém. A capacitação reúne profissionais de diferentes setores e bases descentralizadas para atividades teóricas e práticas, sempre das 8 às 17 horas. Todo o curso é oferecido na  Central de Regulação de Urgências de Itanhaém (CRU) – SAMU 192 Itanhaém, na Rua Estrada Gentil Perez, 260, no Jardim Sabauna.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

No primeiro dia de curso, os participantes apreciaram a palestra sobre ‘Legislação Especifica’, que abordou o Código de Trânsito Brasileiro – CTB lei 9.503/97, lei nº 12.0009, de 29 julho de 2009 e a Resolução 350 de 14 de junho de 2010 – Conselho Nacional de Trânsito (Contran), portarias do Ministério da Saúde /Sistema Único de Saúde. Já das 9 às 10h30, o assunto tratado foi a ‘Segurança na Condução de Motocicletas’, que concentrou esforços em cima da temática Manutenção de Primeiro Escalão e Mecânica (PCLOC).

O curso é destinado à capacitação de profissionais a fim de somar esforços para o serviço de socorro nas motolâncias e reuniu profissionais de Cubatão, Guarujá, Mauá, Embu das Artes, Peruíbe, Sergipe, Fortaleza, Mongaguá, Itanhaém e Aracaju. De acordo com o enfermeiro Fabio Jordão de Farias, que realiza o curso, o atendimento feito com as motolâncias é realizado com qualidade, eficácia e rapidez. “Alcançamos locais que as ambulâncias não conseguem adentrar, como as vielas”.

A atividade tem o intuito de capacitar técnicos de enfermagem e enfermeiros condutores de motolâncias. O serviço antecede a chegada da equipe da ambulância, adiantando o atendimento no local do acidente, culminando no melhor tempo resposta das ocorrências.

Palavras-chave: , ,