Serviços
acessibilidade



Publicado em: 26/10/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:26
[email protected]

Prefeitura lança programa voltado à tecnologia e as ações inovadoras nesta quinta

DIGITAL - Objetivo é aumentar o alcance da internet para todas as regiões, exibir ações e dados do geoprocessamento, além de apresentar a Google for Education



Estudantes das escolas municipais também exibirão mostra de robótica produzida a partir de materiais recicláveis

Compartilhar:

Alinhada às tendências mundiais em que respostas e soluções são cada vez mais rápidas, a Prefeitura de Itanhaém lançará o ‘Cidade Inteligente’ na quinta-feira (8), às 9 horas, no Centro de Convenções Miguel Reale, na Rua Sebastião das Dores, 29, na Praia dos Pescadores. O programa visa aumentar o alcance da internet para todas as regiões, exibir ações e dados do geoprocessamento, além de apresentar o Google for Education, ferramenta que possibilitará recursos inovadores na área educacional.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Google for Education é uma plataforma que incrementará o programa municipal ‘Aprendizado do Futuro’, que já leva às salas de aula robótica, tablets para alunos, lousa digital e notebook aos professores. A nova tecnologia reforçará as ações pedagógicas com equipamentos aos alunos no Ensino Fundamental, além da implementação de Televisões Interativas e Equipamentos Chromebooks.

Ainda no mesmo dia, os estudantes das escolas municipais exibirão no lançamento a 6ª Mostra de Robótica Educacional: ‘Tecnologia e Sustentabilidade Geram Criatividade’, com trabalhos produzidos a partir de conhecimentos aprendidos em prática por intermédio do programa Scratch S4A, um software que possibilita a criação de histórias, cenários e personagens.

“Já estamos na 6ª edição da mostra de robótica educacional que tem como objetivo incentivar, apoiar e estimular os alunos dos 5º aos 9º anos no desenvolvimento de projetos utilizando a tecnologia e a sustentabilidade. Os alunos desenvolvem novas habilidades e enriquecem o aprendizado em diversas áreas do conhecimento. Eles vivenciam na prática a construção de maquetes e robôs controlados por computadores”, ressalta Soraya Rodrigues Sales, coordenadora da Informática Educacional.

Hoje, nas escolas municipais os estudantes já têm acesso à tecnologia com as aulas de robótica, presentes no cotidiano escolar de diversos alunos da Rede Municipal de Ensino. Além disso, as Unidades de Saúde da Família (USF), o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e demais prédios públicos da Administração Municipal são beneficiados pelo projeto ‘Ponto Digital’, que promove a inclusão da população por intermédio do acesso gratuito à internet, viabilizada por uma infovia construída com tecnologia híbrida de wireless e fibra ótica.

Outro importante projeto de levantamento de dados é o geoprocessamento, uma realidade no Município que funciona como ferramenta de gestão, onde são inseridas informações geográficas e de dados georreferenciados por intermédio de softwares específicos e cálculos, possibilitando a geração de gráficos inteligentes para tomadas de decisões ágeis e produtivas. Toda a tecnologia usada é gerada pela própria equipe técnica do Município por meio de softwares livres.

“Hoje, avançamos com o Sig Móvel que consiste na coleta de dados georreferenciados através de tablets com sistema android e GPS. As equipes de fiscalização, guardas municipais, agentes de saúde, ou seja, todas as equipes externas poderão coletar dados, amarrando com a localização georreferenciada e posteriormente sincronizada e consolidada em nossos sistemas de gestão. Desta forma, teremos mais agilidade no trabalho, menor chance de erros, mais segurança, monitoramento do funcionário e com recursos multimídia, como áudio, imagens e filmagens”, ressalta o diretor de Tecnologia, Fábio Fomm.

Confira a tabela com a temática da exposição de robótica:

Escolas Municipais Projeto
EM Ana Cândida Ebling de Oliveira Gestão de desenvolvimento, o teleférico
EM Maria Aparecida Soares Amêndola Reaproveitamento de água
EM Bernardino de Souza Pereira O jogo do cofre
EM Célia Marina Dal Pozzo Borges Robótica lúdica e sustentável
EM Profª Diva do Carmo Alves de Lima A tecnologia a serviço do homem
EM Elga Reis Tecnologia tornando a vida mais simples
EM Profª Filomena Dias Apelian Praia acessível para todos
EM Harry Forssell Pista aeroporto estadual
EM Profª Ignêz Martins Robótica no dia a dia
EM Lions Clube Robótica e o sistema solar
EM Profª Maria Cristina Macedo Gomes O fantástico mundo de OZ
EM Profª Maria Conceição Luz Fábrica de chocolate
EM Maria do Carmo Abreu Sodré A última era do gelo
EM Noêmia Salles Padovan Do lixo ao brinquedo
EM Olga Lopes de Mendonça Big hero do 5º ano nossa agente pessoal de comportamento
EM Pedrina Pompeu Bastos Escavadeira de controle remoto
EM Profª Dalva Dati Ruivo Fontes de energia renováveis
EM Profª Lídia Martha Ferrielo Gianotti Roda d’água
EM Profª Maria da Penha Correa Sanches A casa do terror
EM Maria Graciette Dias Explorando o espaço
EM Eugenia Pitta Rangel Veloso Vale do Silício
EM Profª Silvia Regina Schiavon Marasca Batalha de robôs malucos
EM Walter Arduini Caracol turbinado

 


Palavras-chave: , , , , ,