Publicado em: 05/11/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:26

Saiba os procedimentos para regularizar sua situação; tire suas dúvidas sobre o IPTU

SERVIÇOS - O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. Informações pelo telefone de contato (13) 3421-1283 ou 3421-1600, ramais (1606 e 1357)

A Prefeitura de Itanhaém elaborou relação de dúvidas mais frequentes dos contribuintes

Com a proximidade do final de ano está chegando a hora de o contribuinte receber um novo carnê de IPTU. Porém, muitas dúvidas surgem sobre como atualizar seu endereço de recebimento, revisão de cobrança ou emitir segunda vida de boleto. Por isso, a Prefeitura de Itanhaém elaborou relação de dúvidas mais frequentes dos contribuintes.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

A maior parte dos casos é possível resolver pelo site oficial, por e-mail ou telefone. Outra alternativa é o contribuinte procurar o Call Center do Paço Municipal Anchieta, na Avenida Washington Luiz, 75, no Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. Informações pelo telefone de contato (13) 3421-1283 ou 3421-1600, ramais (1606 e 1357)

ATUALIZAÇÃO DE CADASTRO – Para quem precisa alterar seus dados cadastrais para receber corretamente o carnê de IPTU, o procedimento é simples e fácil. Tudo pode ser feito on-line, por meio do site oficial da Prefeitura, no link de Serviços ou ainda pessoalmente no setor de Call Center do Paço Municipal. O pedido de alteração de endereço pode ser feito no link https://www2.itanhaem.sp.gov.br/servicos-cidadao/iptu-atualizacao-de-endereco/ ou ainda pelo e-mail [email protected]. Além dos dados pessoais e do número de inscrição cadastral do imóvel, é necessário enviar as cópias do RG, CPF, comprovante de residência e do comprovante de propriedade do imóvel/ ou termo de compromisso.

CERTIDÃO DE VALOR VENAL – Como forma de facilitar o relacionamento com o cidadão, a Prefeitura disponibiliza on-line a emissão da Certidão de Valor Venal sem custo. Para isso, é necessário que possua o número de cadastro do IPTU e faça a solicitação pelo link abaixo: https://portalweb.sistemas4r.com.br/. Já para anos anteriores, o contribuinte pode encaminhar o pedido com todos os dados para o e-mail [email protected].

CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITOS – As certidões devem ser solicitadas na área de atendimento ao contribuinte no Paço Municipal Anchieta. A Certidão Negativa de Débitos é expedida em até 48 horas após o requerimento, se não tiver dívidas com a Prefeitura. Se a pessoa tiver dívidas, para gerar o documento será necessário pagá-las. Uma opção é renegociar os débitos, o que pode ser feito em até 60 meses na Dívida Ativa, com parcela mínima de 15 UFM.

REVISÃO DE COBRANÇA – O contribuinte deve se dirigir ao setor de Protocolo da Prefeitura de Itanhaém, com todos os documentos comprobatórios e realizar um requerimento de revisão.

PAGAMENTO EM DUPLICIDADE – Caso a solicitação seja referente ao IPTU do exercício de 2018, o contribuinte pode encaminhar a documentação pelo e-mail [email protected]. Para prosseguimento no atendimento é necessário informar os dados do pagamento em duplicidade (exercício, parcelas, data de pagamento e valores) e anexar os comprovantes de pagamento. Os exercícios anteriores são inscritos em Dívida Ativa e o contribuinte deve entrar em contato pelo telefone (13) 3421-1600. O serviço funciona de segunda a sexta, das 8 às 20 horas, e aos sábados, das 9 às 15 horas.

SEGUNDA VIA DE BOLETO – Para realizar o pagamento de boletos do carnê de IPTU deste ano, o procedimento é simples. O contribuinte pode conferir os débitos de IPTU ou ISS ao entrar no site oficial da Prefeitura, no link https://portalweb.sistemas4r.com.br/, no setor “Segunda via de IPTU / ISS / TAXAS” e informar o número do cadastro, que se encontra em seu carnê.

Primeiro, deve clicar no mês que você deseja pagar seu IPTU/ISS/Dívida Ativa Depois, clicar em “Visualizar”, ao lado do campo de informações do imóvel. Por último, clicar em “gerar”, que automaticamente você imprime seu boleto.

Palavras-chave: , ,