Publicado em: 07/11/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:26

Economia solidária e turismo de base comunitária são temas de palestras

ENCONTROS - Fomento das organizações de empreendimentos solidários e o reconhecimento das diversas produções impulsionaram a criação de uma série de palestras que acontece até dia 11 de dezembro

O turismo brasileiro enquanto setor econômico é um importante gerador de oportunidades de trabalho e renda, preocupando-se com a responsabilidade social e o comercial do negócio. O fomento das organizações de empreendimentos solidários e o reconhecimento das diversas produções deram origem a I Ciclo de Palestras I Ciclo de Palestras Economia Solidária e Turismo de Base Comunitária que traz à população uma série de profissionais até 11 de dezembro para a discussão de temas associados à conceituação e metodologia de organização; a participação das mulheres e as diferentes experiências neste segmento.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Confira as fotos

“É possível fazer com que tenhamos uma sociedade mais evoluída, dialogando com os governos. A socioeconomia entende que a economia é resultado das relações sociais, ou seja, vai muito além da troca pelo produto”, ressalta o extensionista da Secretaria Estadual de Agricultura de Abastecimento (CATI), Newton José Rodrigues da Silva. Ele ainda explica que: “A feira do produtor, em Itanhaém, é um arranjo solidário com resultado econômico, baseado na reciprocidade”.

Combater as desigualdades sociais em diferentes pontos do território brasileiro. Esse e outros pontos estão inseridos no Plano Nacional de Turismo que promove a estruturação e ordenamento da atividade turística, priorizando os princípios da sustentabilidade econômica, ambiental, sociocultural e político-institucional.

O turismo de base comunitária embora seja um segmento pouco conhecido, é um campo de estudos que tem se tornado um elo cada vez mais efetivo com o poder público. Exemplo disso é a preocupação do Ministério de Turismo em conhecer e apoiar iniciativas de turismo de base comunitária.

“Entendemos que a economia solidária não é apenas a venda do produto, é a aproximação do público com o agricultor. No turismo, além das belezas naturais, na Cidade estão duas aldeias indígenas que mostram sua cultura por meio de comidas típicas e corais de canto e dança guarani”, ressalta secretário-adjunto da pasta de Desenvolvimento Econômico, Jorge Penha. Os encontros ocorrem na Prefeitura de Itanhaém, localizada na Av. Washington Luiz, 75, no Centro. Ao final, os participantes com mais de 60% de presença receberão certificado.

Confira a programação:

22 de novembro, das 14 às 17 horas

As mulheres e a Economia Solidária

Palestrante: Ingrid Machado (do Instituto de Pesca)

27 de novembro, das 14 às 17 horas

Turismo de Base Comunitária na Aldeia Tabuçu: organização e funcionamento

Visita técnica

6 de dezembro, das 15 às 17 horas

Experiências de Economia Solidária

*Lavanderia 8 de março: organização e funcionamento

Palestrante: Márcia Reis (Prefeitura de Itanhaém)

• Experiência local de arranjo solidário: feira do produtor rural de Itanhaém