Publicado em: 08/11/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:26

Cidade Inteligente, programa que leva ações inovadoras à população é lançado

TECNOLOGIA - Ações são divididas em três vertentes: aumentar o alcance da internet para todas as regiões, colher e atualizar dados para o geoprocessamento e apresentar o Google for Education

Lançamento do programa ocorreu na última quinta-feira (8)

Itanhaém – Cidade Inteligente, um programa moderno que aproxima a população da tecnologia, levando internet às praças do Município pelo projeto ‘Ponto Digital’ com um único propósito: conectar pessoas com qualquer parte do mundo. Lançado nesta quinta-feira (8), no Centro de Convenções Miguel Reale, o programa é dividido em três vertentes: aumentar o alcance da internet para todas as regiões, colher e atualizar dados para o geoprocessamento e apresentar o Google for Education, ferramenta que possibilitará recursos inovadores na área educacional.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

O que é o Google for Education? É uma plataforma que incrementará o programa municipal ‘Aprendizado do Futuro’, que já leva às salas de aula robótica, tablets para alunos, lousa digital e notebook aos professores. A nova tecnologia reforçará as ações pedagógicas com equipamentos aos alunos no Ensino Fundamental, além da implementação de Televisões Interativas e Equipamentos Chromebooks.

As Unidades de Saúde da Família (USF), o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e demais prédios públicos da Administração Municipal são beneficiados pelo projeto ‘Ponto Digital’, que promove a inclusão da população por intermédio do acesso gratuito à internet, viabilizado por uma infovia construída com tecnologia híbrida de wireless e fibra ótica.

Outro importante projeto de levantamento de dados é o geoprocessamento, uma realidade no Município que funciona como ferramenta de gestão, onde são inseridas informações geográficas e de dados georreferenciados por intermédio de softwares específicos e cálculos, possibilitando a geração de gráficos inteligentes para tomadas de decisões ágeis e produtivas. Toda a tecnologia usada é gerada pela própria equipe técnica do Município por meio de softwares livres.

Na ocasião, estiveram presentes secretários municipais e demais autoridades da Cidade. “Vivemos a era digital em que tudo é muito rápido. Não tem como falar de avanço sem citar a tecnologia. Projetos como esses são importantes porque fazem com que a Cidade esteja conectada com o mundo. No futuro, queremos acabar com o papel”, ressalta o prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes.

Palavras-chave: , , , ,