Publicado em: 09/11/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:17

6ª Mostra de Robótica revela talentos da área de tecnologia

CRIATIVIDADE - Evento contou com a participação de 23 escolas que desenvolveram projetos sustentáveis e inovadores

Os alunos da Rede Municipal de Ensino apresentaram projetos relacionados à tecnologia e sustentabilidade

Brilho nos olhos, sorriso no rosto e satisfação tomaram conta do Centro de Convenções Miguel Reale no último dia 9. Mais uma vez, alunos da Rede Municipal de Ensino se reuniram para apresentar a 6ª Mostra de Robótica Educacional: ‘Tecnologia e Sustentabilidade Geram Criatividade’. A iniciativa, que acontece por meio do Programa ‘Aprendizado do Futuro’, tem o intuito de desenvolver a criatividade, o raciocínio e a coordenação motora das crianças.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Confira as fotos

“É a primeira vez que participo do projeto. A experiência foi ótima. Antes eu não me interessava pela robótica, gosto mais de ciências e geografia, mas o incentivo dos professores fez com que eu tivesse essa oportunidade excelente”, comenta Thiago de Andrade, aluno da E.M Célia Marina Dal Pozzo Borges, que além das iniciativas voltadas à sustentabilidade, proporcionou aos alunos da escola criar jogos digitais por intermédio do programa Scratch S4A, um software que possibilita a criação de histórias, cenários e personagens.

A professora Maria Lúcia Lopes Augusto auxiliou o grupo participante e comentou sobre suas experiências como orientadora. “Atualmente, os jovens estão a todo tempo conectados com a tecnologia, e a robótica possibilita que essa relação de proximidade seja cada vez mais efetiva. Como professora, afirmo que também aprendo com os meus alunos e percebo que a iniciativa melhora até mesmo o comportamento disciplinar das crianças”, finaliza.

No desenvolvimento dos projetos, o auxílio tecnológico foi indispensável, mas os alunos não deixaram a reutilização e a conscientização de lado. Para confeccionar as ideias, foram utilizados materiais recicláveis, como garrafas pet, papelão, madeira, entre outros recursos. O evento contou com a participação de 23 escolas que desenvolveram iniciativas sustentáveis e criativas.

Por meio de projetos lúdicos, a 6ª mostra trouxe a imaginação de cada criança à realidade, como o “Fantástico mundo de OZ” realizado pela escola EM Profª Maria Cristina Macedo Gomes. O secretário de Educação, Cultura e Esportes, Douglas Luiz Rodrigues, afirma que a robótica, dentro do Programa Aprendizado do Futuro, colabora com o protagonismo juvenil e expande as oportunidades dos alunos quanto aos conhecimentos relacionados à tecnologia.

APRENDIZADO DO FUTURO — O Programa é realizado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e alcança todos os anos do Ensino Fundamental. O objetivo é atrelar tecnologia à programação realizada em sala de aula. Os principais investimentos da iniciativa são a distribuição de notebooks para professores, kits com tablets e aulas de robótica aos estudantes dos 6º aos 9º anos.

Palavras-chave: , ,