[email protected]
Evento Gastronômico Sabores Caiçara tem opções para toda família
PRORROGADO - As iguarias são feitas com ingredientes da região, como peixes, banana, mandioca e frutos do mar
O Evento Gastronômico Sabores Caiçara se estende até 10 de janeiro. Este ano, 15 restaurantes são participantes. Para os interessados em experimentar alguns dos pratos, os preços são a partir de R$29,90. As iguarias são feitas com ingredientes da região, como peixes, banana, mandioca e frutos do mar.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook
Um dos pratos do evento é o ‘Quebra Tigela’, que tem como ingredientes filé de pescada, molho de camarão e banana da terra. O prato ‘Fruto da Terra’ é produzido com pão de farinha de mandioca, atum, palmito, queijo de búfala e banana chips como ingredientes. A ‘Moqueca de Camarão Caiçara’ é feita de camarão banana, bacon, farinha de mandioca, leite de coco e azeite de dendê, acompanhado de arroz e farofa de banana. O ‘Ceviche Caiçara’ é feito de frutos do mar, salteado com mandioca, chips de banana e telha de mandioca.
O ‘Bolinho Caiçara’ é vendido em um dos restaurantes do Centro. A iguaria feita de bolinho de mandioca, recheado com frutos do mar e molho especial da casa. O ‘Sabores de Itanhaém’ é produzido da pescada em postas, camarão, mandioca, palmito e banana. Nomeado ‘Mariscos Moai’, o prato tem como ingrediente marisco ao molho de ervas frescas com banana da terra. O ‘Peixe na Folha de Bananeira’ é composto por peixe olho de boi, pirão, farofa e banana e é feito na folha de bananeira.
A ‘Moqueca de Sororoca’ é composta por sororoca, camarão, mandioca e banana. Já a ‘Porção Caiçara’ é feita de camarão com molho, batida de banana, porção de tilápia com mandioca e cebola empanada. O ‘Rabalo Carió’ tem em sua composição postas de robalo, arroz de siri, pirão de peixe e banana da terra.
A ‘Moqueca de Meca’ é uma iguaria com meca, gratin de mandioca, farofa de banana crocante e arroz com palmito. Na Praia dos Sonhos, existem dois restaurantes participantes: um com o prato ‘Camarão Provençal’ feito de camarão, banana, fritas e arroz; e o outro é o ‘Eskerrak’ que tem como ingrediente Meca com banana da terra, espaguetinho de legumes, palmito e pirão de farinha de mandioca. O ‘Tempura Caiçara’ é vendido no único restaurante participante no bairro Suarão, e é feito de farinha de trigo, mandioca e cheiro verde.
O evento é organizado pela Associação Comercial, Agrícola e Industrial de Itanhaém (Acai), com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, e do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). O evento foi criado a partir de uma reunião entre comerciantes do Município, que têm o interesse em divulgar a culinária da Cidade. Os chefes dos estabelecimentos credenciados assistiram à palestra ‘Valorização da Cozinha Caiçara e Trajetória’, ministrada pelo chefe Eudes Assis.
Palavras-chave: ACAI, comtur, culinária, Sabores Caiçara, Secretaria de Turismo
Mais Notícias
-
21/06/2022
Vacinação contra Influenza A (H1N1) para população geral já acontece em Itanhaém -
22/11/2024
Equipe de voleibol de Itanhaém realiza seletiva -
22/11/2024
Aeroporto de Itanhaém recebe evento de aviação no dia 7 de dezembro -
22/11/2024
Itanhaém celebra Natal com Presépio de Areia -
22/11/2024
Festa da Padroeira contará com quermesse, missas e novena -
22/11/2024
EM Maria do Carmo de Abreu Sodré recebe menção honrosa em prêmio nacional