Publicado em: 03/01/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:21

SAMU recebeu cerca de 10 mil trotes em 2018; brincadeira de mau gosto pode prejudicar vidas

COMPROMISSO - Tão ágil quanto às ambulâncias deve ser o atendimento telefônico realizado pela central de regulação

Você sabia que a cada solicitação falsa uma vida deixa de ser socorrida? Sabia também que ocorrências podem mobilizar o deslocamento de outros serviços como a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros? Dados capturados do início de janeiro a dezembro de 2018 apontam para 9.880 trotes atendidos pela regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Itanhaém. Isto significa que até o momento 823 trotes foram atendidos por mês, uma média de 27 por dia.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Esta quantidade de trotes representa 6,5% do total de 149.782 ligações caracterizadas como engano, informação, regulação médica e transferência de internação. Já em 2017, foram registrados 12.583 trotes de um total de 148.998 ligações. Além de ser considerado crime, todos os números que ligam para a central ficam registrados e a cada ligação o sistema mostra quantas solicitações falsas já foram feitas. A Central de Regulação do SAMU Regional Litoral Sul de Itanhaém é responsável pelas ligações dos municípios de Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe e Pedro de Toledo.

Todos os dias, a regional recebe mais de 350 ligações. Tão ágil quanto às ambulâncias deve ser o atendimento telefônico realizado pela central de regulação. Durante uma ocorrência, o solicitante não percebe que sua chamada passa por técnicos auxiliares de regulação médica que indicam a emergência e passam imediatamente para o médico regulador.

O profissional realiza um diagnóstico primário e classifica a urgência para o deslocamento da unidade móvel. Todas as ocorrências são classificadas por grau de urgência que correspondem às cores vermelha, laranja, amarela, verde e azul. Sendo vermelha (emergência), laranja (muito urgente), amarela (urgente), verde (urgência de prioridade baixa) e azul (urgência de prioridade mínima).

TEMPORADA – Nesta época do ano, a população flutuante chega equivaler até três vezes mais a quantidade de munícipes, o que causa maior demanda de todos os serviços, inclusive os de urgência e emergência. Contudo, somente de sexta-feira (21 de dezembro) à terça-feira (25 – natal), foram realizados 2.545 chamados.

E não é só isso: de quarta-feira (26 de dezembro) à última quarta-feira (2), foram realizados 5.464 chamados, 961 somente na terça-feira (1). Todos esses chamados totalizam 8.009 ocorrências atendidas, daí a importância de consciência a não realizar tal brincadeira de mau gosto que pode prejudicar vidas.

Palavras-chave: , , , , ,