Publicado em: 16/01/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:20

Pensando em evitar enchentes, Prefeitura realiza a limpeza dos rios

PREVENÇÃO - Um planejamento foi elaborado para garantir o escoamento das águas pluviais e amenizar impactos causados pelas chuvas

Atualmente, a equipe com dez servidores está executando o serviço no Rio do Poço

Chuva e calor são as duas palavras que resumem bem a estação mais quente do ano, o Verão. Embora o sol esteja em grande parte dos meses de janeiro e fevereiro, é comum se deparar com temporais ou pancadas de chuvas. O fato é que estes fenômenos naturais são causadores do aumento do curso d’água e pivô de enchentes de ruas e casas. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Serviços e Urbanização realiza a limpeza dos principais rios com o objetivo de diminuir o número de ocorrências ocasionadas por fortes temporais e garantir o escoamento das águas fluviais.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

De acordo com a Guarda Civil Municipal, o fenômeno climático El Niño está afetando o Município e elevando ainda mais a temperatura, consequentemente elevando o índice de chuvas. Vale ressaltar que é muito importante que os próprios moradores façam sua parte e não joguem nos canais: sofás, pneus, garrafa PET, pois estes materiais impedem a passagem das águas das chuvas e provocam retenção, transbordamento e alagamento desses lugares.

Para realizar a limpeza, a equipe conta com a ajuda de uma escavadeira hidráulica e dois caminhões trucados. Atualmente, o serviço está sendo executado em um dos maiores rios de Itanhaém, o Rio do Poço, que tem 14 km de extensão e percorre boa parte do território do Município e deságua no Rio Itanhaém. Em seguida, o trabalho será feito nos rios Cabuçú e Campininha.

PLANO PREVENTIVO DA DEFESA CIVIL – No dia 9, a Defesa Civil promoveu uma reunião para discutir sobre o Plano Preventivo. O intuito é que os agentes possam agir com mais eficácia e com maior prontidão em casos de enchentes e deslizamentos de terras. Um dos assuntos abordados foi a questão da escola que servirá de base para abrigar famílias desabrigadas por causa de enchentes. Além disso, foi conversado sobre os estados (observação, atenção e emergência) e os métodos para alertar a população sobre as fortes chuvas.

Limpeza do Rio do Poço

Palavras-chave: , ,