Publicado em: 18/01/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:20

Bailarinas são selecionadas para receber orientação artística de profissionais renomados

CONQUISTA - Corpo de Baile Jovem de Itanhaém foi aprovado nas etapas de classificação e participará do Projeto Qualificação em Artes

Município receberá um profissional renomado que acompanhará o Corpo de Baile para formar e valorizar a produção cultural local

Um ano recheado de novas experiências e aprendizados. Essa é a expectativa das bailarinas do Corpo de Baile Jovem de Itanhaém que tiveram o grupo selecionado para o Projeto de Qualificação em Artes, uma iniciativa do estado cujo objetivo consiste na orientação artística a grupos, companhias ou coletivos de teatro e de dança no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo. Isso significa que o Município receberá, no período de um ano, um profissional renomado que acompanhará o Corpo de Baile para formar e valorizar a produção cultural local.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

A oportunidade surgiu por meio de um edital de chamamento público, no qual o grupo participou e passou por três etapas, nas quais envolveram a inscrição e análise do projeto, entrevista com o líder do grupo e a visita de orientação realizada pelo artista-orientador. Por fim, o Corpo de Baile Jovem de Itanhaém ficou entre os dez selecionados do estado de São Paulo para participar do Projeto Qualificação em Artes.

A coreógrafa e coordenadora da Oficina de Dança da Prefeitura, Lenisa Rocha, foi quem inscreveu as bailarinas no projeto. “É a primeira vez que participamos da seleção. Tenho muito orgulho em saber que conseguimos. Será um período de grandes aprendizados, direção e preparação para as alunas”, comenta. O Corpo de Baile de Itanhaém terá como orientadora Esmeralda Penha Gazal, profissional que possui um grande histórico na dança e já foi diretora da Escola Municipal de Bailado de São Paulo, atualmente Escola de Dança do Theatro Municipal de São Paulo.

O projeto de qualificação atua por meio das seguintes ações: orientação artística do processo de criação de um espetáculo, experimentação de linguagens cênicas, qualificação dos artistas do grupo, difusão dos espetáculos por meio de parcerias, festivais, mostras de artes e equipamentos culturais diversos, além do convívio e aprendizado com um grande profissional.

Palavras-chave: , ,